NotíciasRio Grande

Alunos rio-grandinos disputarão o regional sul de paradesporto em Curitiba

Os alunos do Projeto Paradesporto terão a missão de representar a cidade do Rio Grande no regional sul de paradesporto, na modalidade da Bocha Paralímpica, que será disputado na cidade de Curitiba. A competição que abre o calendário paradesportivo nacional dará aos primeiros colocados de cada modalidade uma vaga para disputar o campeonato nacional.

A equipe rio-grandina vem uma crescente, no ano passado, a equipe do Projeto Paradesporto iniciou os trabalhos com a primeira turma de Bocha Paralímpica. Ainda em seu primeiro ano, a equipe foi até a cidade de Portão para competir na segunda edição do Campeonato Gaúcho de Bocha Paralímpica. Na ocasião, a delegação comandada pela técnica e professora, Rosaura Martins Caurio, foi composta pela atleta Vitória Caroline Bittencourt (classe BC1), que terminou a competição em terceiro lugar, onde conquistou a medalha de bronze, e também pelos atletas Rodrigo Lima (classe BC3) e João Irigoite (classe BC4), que disputaram as finais e conquistaram a medalha de prata.

Para a competição que começará nesta quinta-feira (13), o Projeto Paradesporto é um projeto governamental, e de acordo com as regras da competição, os atletas devem estar vinculados a uma associação ou clube. Por isso, o Projeto Paradesporto fechou parceria com a Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiências do Rio Grande do Sul (ASASEPODE), entidade que ficará responsável pelo vínculo dos atletas.

Na competição que começa nesta quinta-feira (13), os atletas que levarão o nome da cidade serão Rodrigo Lima (classe BC3), com seu acompanhante e Calhiero Valdir Lima, e João Irigoite (classe BC4) com sua acompanhante Márcia Veronica Irigoite Barroco. A divisão de classes é feita de acordo com a necessidade especial de cada participante, bem como a sua potencialidade para realizar os lançamentos durante a partida.

O Coordenador do Projeto, Felipe Motta, ressaltou a importância da parceria com as secretarias para a realização desse feito. “Com o apoio da SMED e da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, nós utilizamos a estrutura da Estação Cultura Cidadania da Lagoa dos Patos (ECC) para realizar as nossas atividades com os alunos. Nós agradecemos também o incentivo e apoio do Prefeito Fábio Branco, que ao saber da possibilidade de uma disputa fora do Estado, articulou junto à SMED o transporte para levar a nossa equipe até Curitiba”, disse.

O Projeto Paradesporto

Presente desde 2016, o Projeto Paradesporto é vinculado à Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) e realiza suas atividades na Estação Cidadania Cultura Lagoa dos Patos (ECC). O mesmo conta com as modalidades de Bocha Paralímpica e Atletismo disponíveis para as pessoas com deficiência (PcD) e estudantes com necessidades específicas do município. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através dos números da ECC e SMEd, respectivamente: (53) 99120-5373/(53) 3233-8470.

Além do Coordenador do Projeto, Felipe Motta, a equipe responsável pela modalidade da Bocha Paralímpica é formada pela Técnica e Professora, Rosaura Martins Caurio, o Professor, Carlos Lopes e as Estagiárias, Vitória Avila e Raquel Soares.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.