NotíciasRio Grande

Ação do Julho Amarelo será realizada nesta sexta-feira (31) no Largo Dr. Pio

A Secretaria de Município da Saúde (SMS) promove, nesta sexta-feira (31), a ação especial em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A atividade ocorrerá das 9h às 17h, no Largo Dr. Pio, integrando a programação do Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização, prevenção, testagem e tratamento das hepatites virais.

Inicialmente prevista para o dia 28 de julho, a ação foi transferida em razão da previsão de chuva intensa e agora será realizada nesta sexta-feira.

O evento é organizado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Infecção pelo HIV, Sífilis e Hepatites Virais, vinculado ao Programa Municipal de IST/HIV/Hepatites Virais, da Vigilância em Saúde (VS/SMS). A iniciativa busca ampliar o acesso da população às ações de prevenção e diagnóstico, além de reforçar a importância da informação e dos cuidados relacionados às hepatites virais.

Ao longo do dia, serão disponibilizados testes rápidos e vacinação, além da distribuição de preservativos e materiais informativos. As equipes de saúde também estarão presentes para prestar orientações e esclarecer dúvidas sobre prevenção, formas de transmissão, diagnóstico e tratamento das hepatites virais.

A programação contará ainda com apresentações artísticas, proporcionando um espaço de integração entre saúde, cultura e conscientização. A proposta é aproximar os serviços de saúde da comunidade e estimular a população a cuidar da saúde por meio da prevenção e do diagnóstico precoce.

Julho Amarelo

Instituído no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, o Julho Amarelo reforça, durante todo o mês, as ações relacionadas à luta contra as hepatites virais. Essas infecções atingem principalmente o fígado e, muitas vezes, podem evoluir de forma silenciosa, sem apresentar sintomas nas fases iniciais.

Por isso, a realização de testes é uma importante estratégia para identificar precocemente a infecção e possibilitar o acompanhamento e o tratamento adequados. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais.

Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal do Rio Grande


Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.