NotíciasRio Grande

2021 começa com dois nascimentos em ambulâncias da Ecosul

Partos ocorreram dentro das viaturas de Resgate da concessionária neste domingo (03/01) em Canguçu e Rio Grande

A vida tem pressa. O ano começa com a história de dois bebês que nasceram neste domingo (03/01) nas ambulâncias de Resgate da Ecosul, em diferentes locais do Polo Rodoviário Pelotas. Um menino que veio ao mundo no km 139 da BR-392, em Canguçu, e uma menina, que nasceu a poucos passos do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em Rio Grande. Ambos chegaram antes do tempo, mas trazendo esperança e alegria para os profissionais de saúde que protagonizaram as histórias.

As dores nas costas que Jaiane Martes da Rosa sentiu no sábado (02/01) a tarde eram o prenúncio. Moradora do interior do Canguçu, imaginou que as 35 semanas de gestação ainda iriam mais longe, até acordar na madrugada de deste domingo (03/01) com fortes contrações. Arrumou rapidamente a mala e, acompanhada do marido Romário e familiares, e rumaram a caminho do Pronto Socorro. No km 169 da BR-392, logo que deixaram para trás as estradas de chão e encontraram o asfalto, a bolsa estourou. Eram 7h53 quando o esposo acionou o apoio através do telefone do Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária. Imediatamente uma ambulância do Serviço Médico e Resgate (SMR) se deslocou ao encontro da família. Percebendo a angústia, os socorristas Huilson Morales e Alex Cavalheiro agiram rapidamente, com as instruções do médico pelo sistema de rádio. O pequeno Welington nasceu no  km 139 da BR-392, com 2,2 quilos e trazendo muita alegria para a pequena plateia que acompanhou a chegada da vida no meio da estrada. Logo após os protocolos iniciais, a equipe conduziu a mãe e o bebê ao Hospital de Canguçu, onde passam bem. “Nunca imaginei que aconteceria isso comigo, mas foi muito emocionante”, declarou a mãe.

O pequeno Welington que nasceu na BR-392, em Canguçu, com o auxílio da equipe da SMR da Ecosul. Crédito: Divulgação Ecosul

O plantão da noite de sábado (02/01) estava calmo, segundo a socorrista Fabiana Ferrari Allend, até que a equipe da base do Capão Seco, na BR-392, recebeu um pedido de auxílio. Um casal se deslocava pela RS-471, na proximidade da Reserva do Taim, seguindo para Rio Grande. A gestante, com 39 semanas, estava com fortes contrações. A equipe da SMR se deslocou até o km 26 da BR-392 para aguardá-los. Assim que Fabiana encontrou a paciente e colocou-a no interior da ambulância a bolsa rompeu. A orientação era de leva-la até a Santa Casa do Rio Grande, mas ao chegar lá, a equipe de plantão disse que não poderiam recebê-la. A indicação foi de buscar apoio no HU-Furg/Ebserh. Novamente a impossibilidade de atender a gestante. Foi então que Fabiana percebeu que não havia mais tempo a esperar e fez o parto na ambulância. A menina nasceu nas primeiras horas de domingo (03/01) e logo chorou, transformando o momento de tensão em comoção. Há três anos trabalhando na equipe da SMR, Fabiana fez o seu primeiro parto nesta madrugada. “Na nossa área de saúde, em meio a tantas coisas difíceis, trazer a vida é realmente um maravilhoso começo de ano”, finaliza.

Nota de Esclarecimento HU-Furg/Ebserh
“O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza os seguintes esclarecimentos sobre o parto realizado em uma ambulância da Ecosul:
  • Não ocorreu negativa de atendimento à gestante.
  • O Centro Obstétrico estava funcionando normalmente durante a madrugada do dia 3 de janeiro, tendo realizado atendimento a outras duas pacientes em trabalho de parto, que deram à luz a dois bebês, além da realização de seis consultas de pacientes de baixo risco, da zero hora às 8h.
  • Em nosso livro de registro consta que, às 00h40min, uma ambulância da Ecosul chegou ao HU-Furg e houve uma falha de comunicação, pois a equipe informou que necessitava de atendimento para uma criança. O Serviço de Pronto Atendimento do Hospital não conta com plantão pediátrico. Assim, a equipe da ambulância da Ecosul foi orientada a buscar por atendimento no Hospital Santa Casa do Rio Grande. Às 00h44min, ou seja, quatro minutos depois, o HU-Furg recebeu uma ligação da Central da Ecosul, informando sobre o nascimento de um bebê na ambulância da concessionária. Imediatamente, a equipe do Centro Obstétrico iniciou todos os procedimentos para receber a mãe e o bebê. Às 00h57mim, os pacientes foram atendidos pelos profissionais do Centro Obstétrico e, posteriormente, encaminhados para a Maternidade do HU-Furg.
  • A mãe e o bebê apresentam bom estado de saúde e receberam alta na manhã desta segunda-feira (04/01).
O HU-Furg lamenta a falha na comunicação, solidariza-se com a família e reforça seu compromisso de prestar um atendimento qualificado e humanizada à população de Rio Grande e Região. Salientamos que além do atendimento presencial, o Hospital disponibiliza o Telegestante, que funciona 24 horas por dia, ininterruptamente, e está acessível pelos telefones (53) 3233.8823 ou (53) 98421.0702 (WhatsApp). Os profissionais do Centro Obstétrico são responsáveis pelo atendimento.”

HU-Furg emite nota de esclarecimento sobre suposta negativa de atendimento a gestante

*matéria ampliada segunda-feira, 04/01/2021, às 13h30 para acréscimo da Nota de Esclarecimento do HU-Furg/Ebserh

Satolep Press (com Nota de Esclarecimento da Assessoria de Comunicação HU-Furg/Ebserh)

Foto: Divulgação Ecosul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.