1ª Conferência Municipal de Habitação e Regularização Fundiária ocorrerá no dia 25 de Novembro

A Prefeitura do Rio Grande realizará neste sábado (25) a 1ª Conferência Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, a partir das 8h, na Escola Cipriano Porto Alegre. O objetivo do evento é debater as conquistas e os desafios para a Regularização de Terras e a Habitação no Município, tendo estes como direitos de transformações da cidade e da sociedade.

A Secretaria de Município de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF) organizou três pré-conferências preparatórias em diferentes regiões da cidade: a primeira foi realizada no dia 19 de outubro, na área composta pelos bairros da Querência, Atlântico Sul, Parque Guanabara, Cassino, ABC, Bolaxa, Senandes e Parque São Pedro. A segunda ocorreu no dia 7 de novembro e foi destinada a a Região Norte e Centro, nos bairros Barra, Mangueira, BGV, Cidade Nova até Av. Salgado Filho. Já a terceira e última pré-conferência aconteceu ontem (16) e foi voltada para os bairros da Região Oeste e Zona Rural, sendo estes: PROFLURB I e II, São João, São Miguel, Castelo, Cidade de Águeda Carreiros, Quinta, Povo Novo e Parque Marinha. O encontro acontece na Igreja Assembleia de Deus da Estrada Roberto Socoowiski.

As temáticas trabalhadas nas três pré-conferências foram, respectivamente: “a mulher na produção da moradia”, que debateu a inserção da mão de obra feminina no processo de construção habitacional, tanto como profissão, quanto incremento da geração de renda familiar; “produção habitacional”, que abordou os diferentes aspectos necessários para a produção da habitação de interesse social, e, por fim, “regularização fundiária e a produção da Cidade: da posse ao papel”, que trabalhou os principais aspectos da Regularização Fundiária Urbana, a relação com a moradia e os condicionantes para a materialização deste processo do ponto de vista urbano e ambiental, social e jurídico, além as legislações vigentes.

 A ideia foi debater nos encontros temas centrais, que servirão de referencial ao debate principal da Conferência, que deverá apresentar propostas e diretrizes para o próximo período de atuação da unidade da Administração Municipal.

A Conferência Municipal ocorrerá das 8h às 18h, na Escola Cipriano Porto Alegre, que está localizada na Rua Comendador Henrique Pancada, n° 1027.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.