NotíciasRio Grande

Zeladoria instala brinquedo para cadeirantes na Praça do Bonfim

Dando seguimento a proposta de revitalizar as praças públicas do município, a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Zeladoria da Cidade (SMZC), finalizou na quarta-feira (6), uma das etapas de recuperação da Praça do Bonfim, localizada em frente Igreja Nosso Senhor do Bonfim. No local, além de brinquedos reformados e pintados, também foi instalado um balanço acessível, destinado a cadeirantes.

A estrutura foi remanejada de um espaço no Cassino, uma vez que o balneário conta com projeto especial em execução para instalação de uma praça acessível. A peça recebeu reforma e pintura antes de ser colocada no novo local. Além disso, o brinquedo para cadeirantes receberá, em breve, a instalação de placas para identificar que ele é destinado às crianças com deficiência.

Conforme explicou o gerente de manutenção de praças, Jeferson Graebin, a SMZC possui materiais e mão de obra qualificada para a construção de novos modelos e outros 10 balanços semelhantes serão fabricados e destinados às praças centrais do município. Ele também ressaltou que a unidade foi instalada na Praça do Bonfim devido a localização de escolas próximas que realizam trabalho com crianças com deficiência e que a estrutura poderia ser utilizada para as brincadeiras dos alunos.

Também estão previstas ações de paisagismo, reforma de bancos e demais estruturas do local, assim como a instalação de uma nova iluminação, projetos que serão realizados em uma segunda etapa. Tal proposta também está prevista para as demais praças, uma vez que todas elas estão sendo, aos poucos, recuperadas. “A reforma não contempla só os brinquedos. Vamos ver onde não existem bancos e colocá-los. Ver onde a iluminação é deficitária e colocar nova iluminação. Onde não tiver brinquedos para crianças com necessidades especiais, a ideia é fazer isso para que a praça também seja uma ferramenta de inclusão”, destacou Marlon Soares, gestor da pasta.

Sobre as revitalizações

Após determinação em decreto do Executivo Municipal, os brinquedos das praças foram retirados visando o enfrentamento à Covid-19. Diante disso, a equipe da Zeladoria está realizando a revitalização e pintura de todos os equipamentos, e as praças de todo a cidade serão recuperadas.

“Temos em nosso plano de governo o objetivo de fazer com que as pessoas tenham mais qualidade de vida e se apropriem mais da cidade, que cuidem mais da cidade. No início do governo, em meio a pandemia, era necessário desestimular o uso dos espaços públicos, até pelos índices de contaminação. Então retiramos os brinquedos e aproveitamos para reformá-los. A estimativa é que até janeiro a gente consiga recolocar todos os retirados, já pintados e recuperados”, destacou Soares.

Conforme Graebin, de acordo com o cronograma da SMZC, são prioridades os locais no centro da cidade, já que recebem maior movimento por parte da comunidade. Porém, ele esclarece que a proposta será expandida, também, para as praças dos bairros. “É importante frisar que todas as praças do município vão ser contempladas com esses playgrounds, Nós estamos atentos a isso. Gradativamente vamos chegar a todos os bairros que tem as praças, e os playgrounds, na sua totalidade, serão repaginados e repostos.”, disse.

Para isso, a equipe está realizando um levantamento da situação dos parques, para um trabalho de revitalização mais profundo, contemplando repaginação dos espaços, pintura das demais estruturas que compõem as pracinhas, assim como ações de paisagismo.

Quanto à iluminação pública, é intenção da secretaria executar trabalho específico com a nesses locais, para que possam ser mais atrativos e seguros. O estudo em andamento também visa avaliar, tecnicamente, os materiais e os custos necessários para as reformas.

Ainda neste contexto, o secretário Soares solicita que a comunidade utilize o espaço, mas que tenha cuidado com os locais, onde foram investidos recursos públicos “A gente pede que as pessoas aproveitem mas zelem pelo espaço, porque isso sai dos impostos de todo mundo. A gente precisa ser o mais eficiente possível, cuidar o máximo possível, para que a gente tenha uma cidade melhor pra viver”, acrescentou.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: SMZC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.