Yara Brasil doa 750 mil para a inauguração da Ala Clínica de Covid-19 no HU-Furg/Ebserh

Recurso será utilizado para equipar 20 leitos semi-intensivos que deverão ser inaugurados na segunda (20/07)

Na manhã desta terça-feira (14/07), a Yara Brasil, através do Gerente da Unidade em Rio Grande Lucas Elizalde, anunciou a doação de recursos para compra de equipamentos ao Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Junior (HU-Furg/Ebserh). A quantia de aproximadamente R$ 750.000,00 (setecentos e cinquenta mil reais) garantirá a estrutura adequada ao funcionamento de 20 semi-leitos intensivos, utilizados para o enfrentamento da Covid-19 que atenderá Rio Grande e mais 28 municípios da região.

“A Yara entende que tem papel fundamental na sociedade onde atua, em que há suas unidades produtivas e papel comercial muito forte. E a empresa sempre se preocupa de que forma pode contribuir com a comunidade em que está situada, fazendo diferentes projetos sociais alinhados com seus valores. Exemplo disso, o Projeto Pescar há 15 anos dentro fábrica atendendo vários jovens e preparando-os ao mercado de trabalho. O Projeto é um sucesso, e inclusive, há colaboradores que são ex-alunos do Projeto Pescar. Também temos o Projeto conduzido pelo Lauro Barcellos “Do Canteiro ao Prato”, que nos preenche de orgulho, porque além de ajudar a comunidade, com este Projeto contribuímos para o hospital HU-Furg/Ebserh, através da doação dos alimentos”.

Na semana passada, o HU-Furg/Ebserh anunciou o recebimento, após o esforço coletivo da Governança e Gerência Administrativa do Hospital de 20 ventiladores pulmonares para compor a nova área de tratamento a pacientes da Covid-19. Entretanto, para que o espaço fosse concretizado, de acordo com o Superintendente em Exercício, Fábio Lopes, eram requeridos ainda: equipamentos, finalização da obra, contratação de profissionais e manutenção de medicamentos para as intubações.

De acordo com Lopes: “ A Empresa Yara contribuiu significativamente com a ampliação física do hospital. Possibilitando mais agilidade na aquisição de materiais, o apoio ao laboratório para testes Covid-19, permitindo diagnósticos mais acelerados, em alguns casos até no mesmo dia, com prazo de 12 horas. O investimento, representa o comprometimento do Grupo Yara com a cidade e a região”.

A Empresa Yara já havia colaborado para a criação do laboratório de testagens para Covid-19 modelo RT-PCR (padrão ouro) e para compra de Equipamentos de Proteção Individual ao Hospital (EPI´s). A quantia de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) possibilitou a inauguração e realização de testes do laboratório no Hu-Furg¹Ebserh a partir do início do mês de junho.

Desta vez, em anúncio realizado nesta terça, a empresa acelerou através de doação, a compra dos equipamentos que em outra circunstância dependeriam de pregões e processos licitatórios mais demorados. Com essa iniciativa, será possível garantir 20 Monitores Multiparâmetros, capazes de fornecer informações como, por exemplo: Indicação Digital da Frequência Cardíaca (ECG); Indicação de Frequência Respiratória (Resp); Indicação Numérica dos Valores de saturação e pulso (Sp02), Medição de Pressão não Invasiva (PNI), Mediçao de Temperatura (Temp).

Os recursos, também garantirão a compra de uma Central de Informação para Posto de Enfermagem. Trata-se de uma central de monitoramento em tempo real com uma sofisticada ferramenta de suporte para decisões clínicas e de fácil operação. A Central permite maior visualização nas alterações das condições clínicas do paciente, facilitando as decisões dos profissionais da saúde. Este equipamento, fornecerá ainda, dados dos 20 leitos semi-intensivos da Área Covid-19. Ainda há equipamentos em análise para aquisição.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer pontou a importância da empresa Yara para a geração empregos na cidade, contribuição através de impostos ao longo de vários anos e as ações sociais junto à comunidade. Além do apoio ao laboratório no HU-Furg/Ebserh para testes de Covid-19, proporcionando maior celeridade e ampliação ao número de testes realizados no município. Sobre a inciativa e doação de equipamentos para nova Ala Covid-19 ao hospital, destacou: “Que essa ação da Yara se multiplique”.

O Secretário Municipal de Saúde, Maicon Lemos, ressaltou o apoio importante e a participação do Grupo Yara na saúde pública gaúcha. “Com as doações, teremos celeridade e maior estrutura para enfrentamento a pandemia”, afirmou.

De acordo com Lopes, a expectativa é que os leitos possam ser utilizados a partir de segunda-feira, 20 de julho. É possível ainda que a comunidade ou empresas contribuam para o HU-Furg/Ebserh com a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), fraldas e através de depósito na Conta da Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg). Os recursos oriundos da conta da Faurg, serão destinados a aquisição de insumos e medicamentos. As doações podem ser realizadas por meio da conta corrente 69.015-5, agência 0084-1, Banco do Brasil, CNPJ 03.483.912/0001-50.

Demais ações da empresa Yara

Elizalde, reforçou o trabalho desenvolvido pela empresa em prol da comunidade. Em ações como a doação de vegetais, frutas e hortaliças ao Hu-Furg/Ebserh.

A doação de 10 mil máscaras, produzidas por costureiras rio-grandinas, fomentando a economia local, em parceria com o Rotary Clube de Rio Grande. As máscaras serão distribuídas gratuitamente para pessoas em vulnerabilidade social. Através de uma ação em supermercados da cidade, parte da produção de máscaras poderá ser trocada por alimentos não perecíveis.

Aos pequenos agricultores que além da pandemia, sofrem com a estiagem na região, foram doadas em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, mais de 40 toneladas de fertilizantes. Para a Associação dos Moradores do Bairro Getúlio Vargas, foram doadas 100 cestas básicas, distribuídas para as famílias em vulnerabilidade social.

A doação de parte da horta do projeto “ Do canteiro ao Prato”, do Centro de Convívio Meninos do Mar da Universidade Federal do Rio Grande com patrocínio da Yara. Foram viabilizadas 7 caixas de hortifrutis, doadas para entidades como a Casa do Menor, Complexo Hospitalar da Santa Casa do Rio Grande e HU-Furg/Ebserh.

Doação de cerca de duas toneladas de alimentos, que foram distribuídas para entidades como por exemplo, a Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (FAURG) e Banco de Alimentos de Rio Grande.

Doação de 4 mil máscaras para funcionários da empresa e suas famílias. E a doação de máscaras também para a Defesa Civil e Polícia Civil de Rio Grande.

Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.