NotíciasRio Grande

Workshop ‘O céu riscado na pele – Da ideia ao livro’ tem inscrições abertas até o próximo dia 20

No mês das Mulheres, a escritora, editora e jornalista rio-grandina, Andréia Pires, convida a todos apaixonados pela literatura a participarem do Workshop “O céu riscado na pele – Da ideia ao livro”, que acontecerá nos dias 22 a 25 de março, das 19h às 21h, através do Google Meet. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 através do link https://forms.gle/ELE5LfCytUBygghd8. O Workshop tem como finalidade debater os processos de escrita de narrativa ficcional e de edição de livros nos quatro encontros online.

“Se uma década atrás quase não se lia sobre Rio Grande e vivências rio-grandinas atuais na ficção, hoje felizmente somos muitas e muitos, uma comunidade de escritores rio-grandinos cada vez mais atuante, fortalecida e resistente, publicando em diversos suportes, discutindo e reivindicando políticas públicas para a literatura, criando grupos de escrita e de leitura, ministrando atividades formativas, promovendo eventos artísticos, enfim, especializando o campo literário e grifando Rio Grande no mapa com a nossa palavra” explica a escritora. Andréia ainda completa dizendo que escreve e estuda literatura há quase 20 anos e quando iniciou na sua trajetória literária teve dificuldade de encontrar seus pares, outras pessoas que também redigiram e publicavam na cidade e que pudessem ser referência para o seu trabalho.

De acordo com o Secretário de Cultura, Luís Henrique Drevnovicz, o setor do livro, leitura e literatura da Secretaria de Cultura vem promovendo cursos, eventos e fomento para a literatura rio-grandina “Oportunizar e incentivar os escritores rio-grandinos para que coloquem o seu talento no papel faz com que nossa sociedade reconheça o trabalho e competência da nossa gente”, diz.

Atividade do Procultura

Andréia Pires escreveu “O Céu Riscado na Pele” entre 2013 e 2016. Inspirado nas pessoas, nos tempos e nos espaços rio-grandinos, o romance conta de mulheres às voltas com conflitos comuns do convívio humano que se singularizam na experiência da cidade. Anos de pesquisa, produção, afeto e inconformidade com a pouca representação e representatividade do Rio Grande e da rio-grandina na literatura nacional contemporânea rendeu junto da narrativa longa uma tese de doutorado (defendida em 2017) e a idealização da Concha Editora (www.conchaeditora.com.br).

A edição foi possível apenas no final do ano passado, financiada pelo Programa Municipal de Fomento e Incentivo à Arte e à Cultura – Procultura 2019, que contemplou a proposta de publicação. O livro saiu pela Concha Editora. A concepção visual é da designer Vivian Castro de Miranda, proponente do projeto, que assina edição, projeto gráfico, ilustrações e diagramação. Giliard Avila Barbosa é responsável pela preparação e revisão, e Thiago Wyse pela catalogação.

Mais de 300 exemplares foram distribuídos a bibliotecas de 45 municípios do Rio Grande do Sul; a maioria para bibliotecas escolares e públicas da cidade. Com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e do Campus Rio Grande do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), os livros chegaram a bibliotecas de campi e polos ead das instituições. Parte foi destinada também à Penitenciária Estadual do Rio Grande (Perg) para projetos de remição de pena pela leitura. O livro custa R$55 e está à venda no site da editora e na Livraria Hippocamus (Rua Jovem Airton Porto Alegre, 387 – Cassino). A pandemia adiou a finalização do projeto e exigiu adaptações, como a oferta do workshop em formato online.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.