Vacinação na FURG iniciou na manhã desta terça-feira, 15

Campanha imunizará 1.400 trabalhadores da instituição até amanhã, 16

Iniciou na manhã desta terça-feira, 15, o processo de vacinação dos trabalhadores e trabalhadoras da FURG. Dividido em dois modelos, a imunização conta com um espaço destinado para drive-thru e outro para atender pedestres em uma sala de vacinação – ambos localizados no Cidec-Sul. O planejamento da ação ficou a cargo da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), auxiliada pela Pró-reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proinfra), e em parceria com a Secretaria de Município da Saúde (SMS). Segundo dados da Diretoria de Atenção à Saúde da universidade (DAS), a expectativa é de vacinar 1.400 trabalhadores até o fim da tarde desta quarta-feira, 16, quando encerra a campanha.

Durante a abertura do evento, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) proporcionou um momento cultural com a apresentação do músico Douglas Vallejos, além de um espaço solidário. Ao longo de toda ação serão recebidos alimentos não-perecíveis, destinados para famílias atendidas pelo Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic).

“Vacina, arte e solidariedade, esse movimento que estamos fazendo vai além da vacinação, ele tem o capital simbólico, capaz de unir toda potência da universidade. E com isso, estamos aproveitando este momento para exercitar a solidariedade”, apontou Daniel Prado, pró-reitor de extensão e cultura.

Ao longo dos dois dias de ação, músicos convidados pela Proexc se revezarão em pequenas apresentações, e, nos demais momentos, a vacinação acontecerá ao som da playlist “Esperança e Utopia”, montada pela pró-reitoria. “Esse momento é de construção coletiva, em meio a tantos problemas que o país vem passando, reflexos sentidos principalmente na nossa região, acometida pelos baixos índices de desenvolvimento humano, estamos aqui reunidos para celebrar a vida”, concluiu Daniel.

FURG e a imunização em Rio Grande

Desde que o processo de vacinação começou na cidade do Rio Grande, a FURG tem se colocado à disposição para contribuir com o processo, e, da mesma forma, o fez nos demais municípios em que a universidade está inserida. “Os profissionais da área da saúde, do Hospital Universitário, da Faculdade de Medicina e da Escola de Enfermagem foram vacinados no começo da campanha de imunização, e desde aquele momento, vínhamos esperando pela hora em que os demais trabalhadores da comunidade acadêmica pudessem também receber a imunização”, destacou o reitor Danilo Giroldo.

Segundo o gestor, era um desejo da universidade que fosse possível responsabilizar-se pela vacinação dos seus trabalhadores, tendo em vista a capacidade instalada em infraestrutura que a instituição possui. “Sabemos que este seria um momento importante para a nossa comunidade. A SMS compreendeu que a nossa contribuição era de fato significativa, porque a FURG é a instituição que possui o maior contingente de trabalhadores na educação superior da cidade”, destacou Danilo.

Ao fim de sua fala, o reitor destacou que a ação é um movimento de esperança para a comunidade acadêmica. “Que a gente possa voltar ao campus, realizar nossas atividades, encontrar nossos colegas e vivenciar a universidade, pois ela precisa muito do contato”, adicionou. Danilo ressaltou, ainda, que é importante a atenção às medidas preventivas, mesmo após a vacinação, para garantir melhores condições de segurança, uma vez que a retomada plena das atividades depende de outros fatores que não apenas a imunização dos trabalhadores.

A Diretoria de Atenção à Saúde e o processo de vacinação

“Para nós da DAS é uma satisfação participar desse dia hoje, o dia em que trazemos, em parceria com a SMS, as vacinas para os trabalhadores da universidade. Foi um trabalho grande de busca e organização”, declarou Carmen Dominguez, enfermeira da diretoria e uma das responsáveis pela organização da ação. Serão imunizados, ao todo, 1.400 trabalhadores entre servidores, pesquisadores e terceirizados.

A equipe de vacinação é composta por dez voluntários responsáveis pela coleta de dados dos vacinados, e sete profissionais da equipe de enfermagem, responsáveis por aplicar o imunizante.

Para a pró-reitora de gestão de pessoas, Lucia Anello, a imunização, além de representar a esperança em dias melhores, representa antes de tudo a vitória da ciência. “Nós conseguimos em tão curto espaço de tempo, produzir uma vacina que atende uma demanda global. Essa é uma grande vitória da ciência; e nós somos a ciência, nós somos a produção do conhecimento”, disse a gestora.

Segundo Aline Ávila, diretora da DAS, a ação de vacinação engloba um processo vigente na universidade desde 2017, que é a política de saúde do trabalhador. “Essa política vem sendo desenvolvida por meio de diversos projetos e tem a intenção de cuidar do nosso trabalhador. Em 2020 fomos pegos de surpresa pela pandemia do novo coronavírus, que nos desorganizou de forma interna e externa, porém, o nosso trabalho nunca parou”, colocou a servidora.

De acordo com Aline, a intenção da campanha institucional de vacinação é transformar o momento em um espaço diferente, de carinho, para que os trabalhadores e trabalhadoras vacinados pudessem contemplar o que de fato a ação simboliza para a universidade.

“Foi um prazer participar desse momento histórico e ter a chance de proporcionar essa felicidade. Como dito durante a abertura, a vacina é meio ml de vida no braço dos nossos colegas”, conclui Camila Estima, diretora de desenvolvimento de pessoas.

Nesta quarta, 16

A partir das 9h desta quarta-feira, 16, serão imunizados os quatro grupos restantes, compostos pela Escola de Engenharia (EE), Centro de Ciências Computacionais (C3), Pró-reitoria de pesquisa e Pós-graduação (Propesp), Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), Instituto de Educação (IE), Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Reitoria (e todos os órgãos vinculados), Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina (Famed), Escola de Enfermagem (Eenf), Fundação de Apoio à FURG (Faurg) e trabalhadores terceirizados cujo nome começa com a letra K até W.

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom FURG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.