Universidade disponibiliza tutoriais e canais de atendimento à comunidade acadêmica

FURG oferece auxílio pedagógico para enfrentar os desafios educacionais no contexto de pandemia

Com o retorno das atividades acadêmicas da FURG pelo AVA FURG (a sigla refere-se a “Ambiente Virtual de Aprendizagem”), a instituição criou uma série de conteúdos pedagógicos e canais de atendimento para auxiliar professores, tutores e estudantes ao desenvolvimento das formações na plataforma digital. Tutoriais, webconferências, espaços de apoio pedagógico e de criação de aulas virtuais, dentre outros recursos on-line, são oferecidos para auxiliar os processos de ensino-aprendizagem principalmente durante a pandemia.

Na plataforma AVA FURG, é possível acessar tutoriais e espaços de apoio pedagógico, pensados para professores, tutores dos cursos de Educação a Distância, estudantes e técnico-administrativos em Educação da FURG. Para esse acesso, é necessário realizar a autenticação on-line (login) com as informações de usuário e senha do Sistemas FURG.

Aos professores, são apresentados documentos digitais e vídeos sobre como criar e utilizar o espaço da sala de aula virtual, as preferências iniciais de visualização e orientações de como configurar “Recursos e Atividades”. Já para estudantes, a plataforma apresenta as reflexões sobre as especificidades e os desafios no ensino remoto. Disponibiliza-se também o “Guia de acesso ao AVA FURG”. O acesso aos conteúdos dá-se também mediante autenticação na plataforma, com as informações de usuário e senha do Sistemas FURG.

Atendimento Virtual

A universidade elaborou uma seção de Perguntas Frequentes no AVA FURG. Nesse espaço, a comunidade acadêmica tem acesso a um glossário com orientações sobre as principais questões e dificuldades. Caso as dúvidas persistirem, também é possível consultar a equipe da Secretaria de Educação a Distância (Sead) pela ferramenta de bate-papo (chat).

Os professores contam também com o apoio pedagógico da equipe da Sead via webconferências, para o planejamento das atividades acadêmicas no AVA FURG. Os atendimentos são realizados quatro vezes por semana na sala “AVA Formação”, no sistema Mconf. Dessa forma, os docentes podem receber o suporte para o planejamento da aula virtual, considerando as especificidades do tempo, as atividades e recursos disponíveis, as formas de interação e os instrumentos de avaliação.

Os atendimentos on-line buscam complementar as orientações técnicas e pedagógicas compartilhadas com a comunidade acadêmica até então por meio de transmissões ao vivo (livesno canal da universidade no Youtube e pelas formações do projeto “Territórios de Aprendizagem em tempos de Pandemia“. Os encontros pelo sistema Mconf, diferentemente do caráter mais generalista dessas comunicações, tem o objetivo de proporcionar acompanhamento individualizado das demandas e dificuldades de cada professor. “Os atendimentos auxiliam o professor a ter com quem conversar, pensar e planejar a partir do material produzido de forma individual”, explica a coordenadora pedagógica da Sead , Narjara Garcia.

Os professores interessados no auxílio pedagógico precisam selecionar um dos horários disponibilizados na sala on-line “AVA FORMAÇÃO” do Mconf. Os atendimentos são realizados nas segundas, terças e quintas-feiras, das 9h às 10h e nas quartas-feiras, das 17h às 18h.

AVA FURG e AVA FORMAÇÃO

O Ambiente Virtual de Aprendizagem da FURG é uma plataforma online customizável, de apoio aos processos educacionais, em que os professores podem publicar e editar seus cursos e disciplinas, com facilidade de configuração e edição, registro e recuperação da trajetória dos participantes, interagir e acompanhar a atuação dos acadêmicos. O Ambiente disponibiliza diversas atividades, recursos e arquivos digitais.

A nova plataforma traz avanços em navegabilidade, inclusão, portabilidade e em segurança. Trata-se de um projeto antigo da universidade, de integração ao sistema acadêmico. “Não é uma questão da pandemia, é uma questão de evolução dos sistemas”, ressalta o secretário de Educação a Distância, Valmir Heckler. Com aproximadamente 40 mil usuários, a FURG organizou-se até então, durante 13 anos, com duas plataformas on-line: Moodle FURG e Moodle UAB EAD.

De forma integrada à plataforma institucional, a universidade criou o AVA Formação, para a comunidade acadêmica aprender mais sobre o Moodle e apropriação digital. O AVA Formação é um espaço de consulta, estudo e apoio técnico-pedagógico sobre o AVA FURG, com informações e orientações específicas para professores, estudantes e tutores.

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Foto: Thuanny Cappellari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 19 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.