Notícias

Unidade Móvel é entregue para o Programa IST/AIDS

Aconteceu na manhã de hoje (22) a cerimônia de entrega da antiga unidade móvel da Estratégia em Saúde da Família (ESF), da Secretaria da Saúde (SMS), que será cedida para as atividades do Programa de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites Virais.

A Unidade Móvel era anteriormente utilizada pela ESF para atendimentos ginecológicos e ortodônticos. Sua estrutura interna foi totalmente reformada, para que o Programa de Prevenção possa utilizar como meio da realização de testes rápidos, a fim de identificar se o cidadão possui alguma infecção sexualmente transmissível, como o HIV ou as hepatites virais.

Segundo a coordenadora do Programa, Cláudia Borges, a presença da Unidade Móvel permitirá que a oferta seja ampliada para que mais pessoas sejam alcançadas, facilitando assim o acesso da população aos testes rápidos e à identificação ou não do vírus. O objetivo, ao mesmo tempo, é estar com a Unidade em locais mais estratégicos e em horários diferenciados.

Presente durante a cerimônia, o prefeito Alexandre Lindenmeyer falou sobre a relevância do recurso para a comunidade. “Um equipamento público, que permitirá a descentralização dos serviços de saúde com o foco na prevenção. Chega em boa hora e soma-se a outras tantas ações que temos realizado neste sentido, em especial , por conta dos índices registrados no município”, destacou.

O secretário de saúde, Maicon Lemos, destaca que a unidade móvel do ISTs proporcionará o encontro da população com as informações referentes a importância da prevenção do HIV/AIDS. “Contará com consultório exclusivo para coleta de testes rápidos, e também todo material de apoio a prevenção da doença. Outros serviços de qualificação e ampliação do programa no município serão lançados em 2019, ano este que será dedicado a prevenção do ISTs considerando os altos índices que a décadas o município registra”, finaliza.

Ainda segundo a coordenadora Cláudia Borges, a identificação precoce torna-se mais importante à partir do conhecimento de que o HIV, por exemplo, pode não apresentar os sintomas durante muitos anos. Após o diagnóstico, o paciente pode realizar um tratamento, mediante medicação, e praticar as atividades diárias com qualidade de vida.

No sábado (23), a equipe do Programa estará com a Unidade Móvel realizando os testes rápidos no Balneário Cassino, junto a uma Ação Cívico-social da Marinha. No dia 27, quarta-feira, a ação de diagnóstico ocorre em parceria com o Sistema de Assistência Estudantil (SAE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no campus Carreiros.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Marcos Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.