Uma homenagem a Beto Federal

Nova edição do projeto inicia às 20h30 deste sábado, na fanpage da universidade no Facebook

Mais do que um consenso, Carlos Alberto Sefrin dos Santos, popularmente conhecido como Beto Federal, é dono de uma obra que inegavelmente integra, de modo essencial, o patrimônio imaterial musical rio-grandino. O músico Luís Mauro Vianna reuniu e organizou para o repertório do Janela Musical grandes clássicos gravados pelo artista. “Intérprete de incomparável grandeza, timbre sofisticado, suave e afinadíssimo, marca registrada das suas canções. Encantou a todos aqueles que viveram o seu tempo e tiveram a sorte de assistir suas apresentações”, comenta Mauro Vianna.  A atração ocorrerá às 20h30, no próximo sábado, 21, na página da FURG no Facebook.

Esta edição reunirá, além de clássicos gravados por Beto Federal, depoimentos de artistas em homenagem ao músico. Vianna salienta a importância desta homenagem e a necessidade de o público reconhecer os talentos locais. “Várias gerações artísticas desta comunidade se ressentem pela falta de reconhecimento público do município, uma vez que, por diversos fatores culturais – como etnias e tradições, situação geográfica, atributos econômicos, geopolítica e estética – Rio Grande RS, deveria ser tão evidente quanto Liverpool, Istambul, Casablanca, Xangai, Rotterdan e Cingapura, Montevideo, Buenos Aires, Santos, Rio de Janeiro, entre outras cidades, também portuárias”, ressalta.

“Somos muitos nomes importantes, ainda que, talvez, nunca tenhamos saído musicalmente daqui. Perdemos vários aspectos de nossa originalidade sem registros. A história perpassa o tempo e a memória ou, torna-se história oral, ou lenda, ou desaparece. É tudo uma questão de registro”, enfatiza Vianna.

A diretora de Arte e Cultura, Débora Amaral, explica as motivações para essa homenagem: “Essa edição do Janela Musical tem um objetivo diferente, será uma homenagem ao músico Beto Federal. Serão compartilhadas canções executadas pelo músico e alguns registros de apresentações musicais. Além disso, a edição traz alguns depoimentos, em forma de homenagem, de músicos, companheiros de vida e de atuação profissional, como Hermes Aquino, Chico Padilha, Bebeto Alves, entre outros. Com certeza será uma edição especial”.

Janela Musical

A FURG, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), promove um encontro cultural, aos sábados, intitulado Janela Musical. A atividade visa oferecer alternativas artísticas culturais que podem ser apreciadas a distância por meio da internet. A iniciativa também busca valorizar e difundir o trabalho de músicos da região sul.

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.