Toque do Bará será realizado nesta quarta-feira no Mercado Público do Rio Grande

O Toque do Bará acontecerá nesta quarta-feira, no Mercado Público, o evento que chega a sua 6° edição, tem como objetivo saudar o orixá e manter viva as tradições das religiões de matriz africana em Rio Grande. Para essas religiões, o Bará é o responsável por abrir os caminhos nas vidas dos religiosos. A data escolhida não é por acaso, o dia 29 de junho é o dia de São Pedro, que nas religiões de matriz africana tem sua imagem associada ao Bará Lodê.

“Ele não só abre os caminhos como também é o senhor do movimento, da renovação e de tudo que vai pra frente e que avança, por isso nessa festividade vamos pedir a ele que nossa cidade tenha os caminhos abertos, novos começos e novos ciclos”, explica a idealizadora do projeto, Mãe Mabia D’Iansã.

Ela ressalta, também, a importância de se realizar a festividade no Mercado Público: “O Mercado é a casa do Bará, é onde há o movimento das pessoas e do comércio, é lá também onde realizamos nossos rituais em homenagem ao Bará Lodê, é lá que pedimos que nossa vida vá pra frente e que nossos caminhos sejam abertos.”

Programação

  • 14h – Feira Afro Axé Cultural com ação solidária de arrecadação de alimentos. Na feira será comercializado o artesanato de matriz africana, camisas de orixás, artigos religiosos, alimentação e brinquedos para as crianças.
  • 17h – Início dos preceitos religiosos com axé em saudação aos orixás em torno do Mercado Público.
  • 17h30 – Cerimônia de abertura com autoridades civis e religiosas
  • 18h30 – Apresentação da Escola de tambores sementes do axé
  • 20h – Xirê em louvor ao pai Bará e encerramento do evento

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.