Teatro Municipal recebe exposição fotográfica “Sutis Olhares – Rio Grande”

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria da Cultura (SeCult) e do Teatro Municipal, em parceria com o Coletivo ArtEstação [PHOTO] dErivA, convida a comunidade para prestigiar a inauguração da exposição fotográfica Sutis Olhares – Rio Grande nesta quinta-feira (26), às 19h30, no Foyer do Teatro Municipal do Rio Grande. A exposição ficará disponível à visitação do dia 26 de abril a 15 de maio.

A mostra traz sutilezas dos diferentes olhares de quatro mulheres fotógrafas, Célia Pereira, Eliane Macedo, Mariângela Magalhães e Tânia Zuchetti, e tem em comum suas vivências cotidianas na cidade do Rio Grande. Os enquadramentos conduzem os espectadores a se aproximarem dos detalhes, abstraindo-se de visões mais amplas, e está embasado nas premissas da fotografia minimalista. Uma foto minimalista busca utilizar o mínimo de elementos, sejam cores, formas e texturas.

O grupo de fotógrafas é integrante do Coletivo ArtEstação [PHOTO] dErivA formado em 2016, após participação no Roteiro das Águas, proposta pelo Festival Photofluxo (2015) que reuniu vinte e seis integrantes. Além de aproximar apaixonados pela fotografia, o roteiro tornou possível percorrer espaços e localidades do município, desconhecidos por muitos.

Através de trocas, a fotografia permitiu um diálogo, que se configurou como compartilhamentos de experiências vividas durante o trajeto, valorizando o olhar de cada um sobre os espaços percorridos, destacando fauna, flora, detalhes, comunidades, atividades, construções, modos de vida, entre outros, podendo-se perceber narrativas onde estes olhares particulares se entrelaçam. Continuar realizando roteiros e percursos, ampliar e debater conhecimentos sobre fotografia e desenvolver projetos expositivos estão entre as intenções do coletivo ArtEstação [PHOTO] dErivA.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.