SMS recebe doação de mais de 70 mil guias sobre doenças crônicas

Os livros serão repassados às equipes da Saúde da Família para atendimento à população

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu a doação de mais de 70 mil Guias Essenciais para a Saúde sobre doenças crônicas, que serão distribuídos às equipes de Saúde da Família para atendimento à população rio-grandina. Em cerimônia realizada no Posto IV, nesta terça-feira (23), o diretor do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar) Lauro Barcellos repassou ao município os exemplares doados pela Receita Federal.

Na ocasião, a secretária de Saúde Zelionara Branco alertou para as mudanças impostas pela pandemia da Covid-19, sobretudo para os profissionais de saúde, em termos de ações preventivas e de promoção da saúde, mas ressaltou que o momento também é de resgate à continuidade de outras ações. “É importante seguirmos os cuidados em relação à pandemia, que persiste e deveremos conviver ainda, mas ao mesmo tempo vivemos um momento importante de resgate à continuidade de outras ações de prevenção”,

Dessa forma, o material informativo deverá servir de apoio e fortalecimento aos agentes de saúde trabalharem com a comunidade. “É um instrumento que facilita a comunicação e abordagem e essas orientações poderão ser compartilhadas com outros integrantes da família, por exemplo, atuando diretamente na qualidade de vida dessas comunidades”.

Conforme Lauro Barcellos, a ação demonstra a força coletiva, lembrando que os livros estavam no Chuí, mas com a doação da Receita Federal, esses exemplares terão seu destino correto. “A entrega desses guias, e aqui faço uma referência também ao apoio da primeira-dama e vereadora Lú Compiani para destinação correta dos exemplares, serve de lição de que a comunidade precisa evoluir em conjunto”, disse ele, lembrando que ninguém faz nada sozinho.

Nesse sentido, o prefeito Fábio Branco também enalteceu a parceria da Receita Federal em ações e melhorias à comunidade rio-grandina ao longo dos anos. Ele destacou a atuação dos profissionais da saúde na linha de frente de combate à Covid-19 e ratificou a posição de Lauro Barcellos de que somando esforços, toda a comunidade se beneficia. “Que estes guias sirvam de instrumento de trabalho na disseminação de cuidados e prevenção à saúde e também para o tratamento dessas doenças”, destacou.

Os Guias Essenciais para a Saúde trazem informações e orientações sobre as seguintes doenças crônicas: Diabetes, Artrite e Artrose, Ansiedade e Depressão, Alergias, Hipertensão, Obesidade e Asma.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Raquel Thormann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.