NotíciasRio Grande

SMEd vai qualificar profissionais em atendimentos de primeiros socorros em Rio Grande

Com o objetivo de preparar os profissionais e o ambiente escolar para prevenir e atender as crianças em possíveis acidentes dentro das escolas, a Secretaria da Educação preparou um treinamento de percepções de riscos, combate a incêndios e primeiros socorros. O projeto de capacitação foi apresentado na tarde da última quinta-feira (3) no Salão Nobre da Prefeitura para todos os diretores da rede municipal. A ideia da capacitação surgiu de observações do vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil, Sérgio Weber sobre a necessidade de garantir um ambiente seguro e preparado para as crianças na rede municipal de ensino.

O treinamento é uma parceria entre secretaria e a empresa Ellus Soluções, baseado na Lei Federal nº 13722/18 a qual exige que toda escola tenha seus profissionais aptos a prestar atendimentos de primeiros socorros. A lei foi criada após a morte de Lucas Begalli, de 10 anos, que morreu engasgado durante um evento na escola na qual estudava em Campinas (SP), em 2018. Na época nenhum profissional da escola estava preparado para atender este tipo de situação.

“Esse treinamento é de extrema importância para garantir que a prevenção realmente ocorra e que nossos servidores estejam preparados e atentos aos riscos. Espero que o início desta ação seja muito bem aproveitado por todos os profissionais de nossas escolas e que estejamos preparados para saber agir e ajudar as crianças em qualquer cenário de risco”, diz o secretário da Educação, Henrique Bernardeli.

Treinamento prático

A qualificação não será apenas teórica, o curso tem 8h de duração e será dividido em etapas prática e teórica com a mesma duração. Na parte prática serão ensinadas ações como a colocação de pessoas em macas, desengasgo, combate a incêndio e como proceder ao chamar o socorro. O treinamento acontecerá com turmas de até 25 pessoas, para que todas participem da parte prática e possam realmente aprender a executar cada exercício.

Durante o mês de agosto a secretaria e os gestores das escolas irão organizar e indicar os profissionais que consigam lidar com estas situações para montar as turmas do curso.

O primeiro grupo a ser capacitado será integrado por manipuladoras de alimentos e atendentes, que estão presentes nos cenários de mais perigo para algumas situações, como os engasgos, por exemplo, que é o momento das refeições.

De acordo com a direção da Secretaria a expectativa é dos cursos iniciarem em setembro e concluir a capacitação de todos os profissionais até o fim do ano.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.