NotíciasRio Grande

SMEd promove Semana de Formação de Professores com a palestra “Brincando com brinquedos não brinquedos”

“Brincando com brinquedos não brinquedos” é o título do livro do pedagogo, professor e pesquisador das infâncias Marcelo Silva e o tema de um evento coordenado por ele e dirigido para professores da rede municipal realizado nesta quinta-feira (23) na Sociedade Amigos do Cassino (SAC).

A apresentação, tem como objetivo instruir os professores sobre como brincar de uma forma diferente, expondo uma variedade de brinquedos, que não são necessariamente brinquedos como materiais de largo alcance, materiais residuais, entre outros.

A ideia do livro surgiu a partir da reflexão dos autores sobre o que está sendo oferecido como proposta de brincadeira para as crianças nas salas da Educação Infantil. “Vivemos em uma sociedade fundamentada no consumismo, algo perceptível quando vista a quantidade de brinquedos no mercado e na separação entre gêneros, o que afasta as meninas das ciências, da matemática e das descobertas, da criatividade, solução de problemas, elaboração de hipóteses e reaproveitamento, que são alguns dos valores que o livro busca desenvolver nas crianças”, diz.

Ao ser perguntado sobre a importância desta atividade para a qualificação dos professores e da educação Silva responde: “o livro faz com que os professores assumam uma forma de brincadeira mais livre, consciente ambientalmente e faz com que sustentem e se maravilhem com as descobertas das crianças”.

O pesquisador diz, ainda, que através dos profissionais de ensino se busca conceber uma infância livre das amarras do mercado, criativa, solta, sensível e conectada com a natureza, junto das famílias e dos professores que têm interesse na proposta de brincar com as crianças e os ‘brinquedos não brinquedos’.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.