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SMEd apresenta balanço de ações e iniciativas durante a pandemia

A Secretaria de Município de Educação (SMEd) de Rio Grande tem, desde o início da suspensão das aulas da Rede Municipal pela pandemia de Covid-19, desenvolvido diversas inciativas. Ações que seguem o intuito de atuar em prol da sociedade rio-grandina e comunidade escolar no enfrentamento, combate, prevenção contra o coronavírus e suporte às crianças cujas famílias mais estão sendo atingidas pelos desdobramentos da pandemia no município. Entre as ações, a entrega de kits/cestas básicas montadas a partir de merenda escolar para os alunos que mais necessitam, e outras iniciativas que são elencadas e explicadas a seguir em conversa com secretário de Educação, André Lemes.

Reuniões de avaliação semanais com diretores e diretoras

Todas as quintas e sextas-feiras, a Secretaria de Educação tem promovido reuniões por videoconferência com os diretores das 77 escolas da Rede Municipal e com os 34 diretores da escolas privadas de educação infantil que pertencem ao Sistema Municipal de Ensino. Na pauta dos encontros periódicos, a articulação conjunta para o desenvolvimento de estratégias seguras para quando for possível uma retomada das atividades de ensino.

As reuniões também servem para manter as unidades de ensino atualizadas sobre as decisões que envolvem a secretaria, a prefeitura e contratos em curso. Nesta sexta-feira, 12, acontece a 8ª rodada de reuniões com os dirigentes escolares.

Montagem de cestas básicas com gêneros da alimentação escolar

De acordo com o balanço apresentado pelo secretário de Educação, já foram entregues 50 toneladas de alimentos da merenda escolar (abril/maio). Ao passo que também já foram adquiridos (junho), pela SMEd, 25 novas toneladas de gêneros da alimentação escolar para início de distribuição na semana que vem, segundo roteiro de entrega montado pela Secretaria.

A ação tem beneficiado cerca de 6 mil alunos da educação infantil no município, crianças em situação de maior vulnerabilidade social identificadas pelo Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social

O roteiro funciona da seguinte forma: o Núcleo da Merenda Escolar entrega os gêneros nas escolas, que por sua vez montam os kits/cestas de alimentos e entregam para as famílias das crianças. “Cada roteiro que envolve, em média, a entrega de 20 a 25 toneladas por mês, significa o benefício de cerca 6 mil crianças. Além delas nós temos chegado também a outras crianças no município, cujas famílias perderam o emprego e por isso também estão em situação de vulnerabilidade, e a lei que autorizou a utilização da merenda possibilita que façamos essa inclusão”, explica André Lemes.

Comitê está elaborando Plano de Contingência do Sistema Municipal de Ensino

Desde a sua composição, no final de maio, o Comitê já realizou quatro encontros. O Comitê é composto por membros da SMEd, diretores das escolas municipais e privadas, do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, do Fundeb, do SINTERG, da Secretaria Municipal de Saúde, da 18ª CREA e uma médica-infectologista sanitária do Hospital Universitário da FURG, que está prestando assessoria tanto na área pedagógica quanto no que diz respeito a questões sanitárias.

O Plano de Contingência em elaboração pelo Comitê trabalha com duas vertentes. A primeira envolve a infraestrutura, no que tangem aos protocolos gerais de saúde; e a segunda, a parte pedagógica, no que dizem respeitos às estratégias que devem/podem ser adotadas para que se possam alcançar todas as crianças quando o retorno das atividades de ensino for possível.

Nesse sentido, o secretário de Educação explica que uma prévia do mapeamento realizado pelo Comitê já aponta que aproximadamente 30% (cerca de 7 mil) crianças matriculadas na Rede possuem algum tipo de comorbidade, estando portanto enquadradas no grupo de risco para a Covid-19. Enquanto a taxa de trabalhadores da educação incluídos em grupos de risco também é alta, cerca de 40%. “São públicos que precisarão de um tratamento diferenciado, e isso significa que mais estratégias pedagógicos nós teremos que desenvolver. Nossa meta é apresentar um plano de contingência o mais completo possível, para que quando a escola puder voltar, ela não deixe nenhum aluno sem atendimento”, reitera André;

Portal Pedagógico da SMEd

Também está em vias de elaboração, em parceria com a SMDIT, a implantação de um ambiente virtual pedagógico para uso dos professores e professoras da Secretaria Educação. A ideia surgiu, inicialmente, com a intenção de divulgação das boas práticas pedagógicas autorais dos professores que vem surgindo durante o período da pandemia. Em março a SMEd enviou à escolas orientações para que, mesmo durante esse período, as escolas buscassem manter alguma forma de interação com os alunos.

Neste aspecto, diversos materiais e atividades vem sendo produzidos pelos professores e compartilhadas com os alunos via aplicativos de mensagens e redes sociais das próprias escolas. “Em algumas escolas das áreas rurais a alternativa encontrada para manter essa interação foi através da montagem de kits com materiais impressos (previamente higienizados), que são entregues nas casas dos alunos das escolas do interior a cada quinze dias”, contou André.

Já entre o material produzido para a internet pelos professores “começaram a surgir produções autorias belíssimas e a ideia do Portal surgiu então para valorizar essas boas práticas, dividas por etapa de ensino e reuni-las em um só lugar para que servissem de apoio para outros professores também”, explica o secretário.

Contudo outras ideias foram acrescentadas à ideia inicial, e a plataforma também vai atuar como um Canal de Formação para os professores, através da realização de “Jornadas Pedagógicas”, elaboradas pela equipe pedagógica da SMED

“As Jornadas Pedagógicas, jornadas de formação continuada de professores, trarão temas que promovem o diálogo entre a base curricular municipal e a Covid-19. A ideia é deixar todas as atividades de formação continuada disponíveis no portal para o professor acompanhar dentro do seu próprio tempo. Um dos objetivos é torná-lo um grande instrumento pedagógico da SMEd na relação com os professores. Servindo como formação continuada, divulgação de boas práticas pedagógicas autorias e inserção de estratégias e do nosso planejamento pedagógico”, conclui o secretário de Educação.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação PMRG

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