SMDIER recebe ações da Mediar Brasil sobre justiça comunitária até a próxima quinta-feira (29)

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda (SMDIER), recebe nos espaços da Secretaria, na Rua Marechal Floriano, 170,  de hoje (26) até a próxima quinta-feira (29) a Mediar Brasil, que estará realizando um trabalho de acolhimento de pessoas interessadas em justiça comunitária, com o objetivo de implantação de um Núcleo de Mediação em Rio Grande. Na ocasião, irão acontecer qualificações da comunidade através de palestra com instrutores especializados.

O CEMARGS – Centro de Estudos de Mediação e Arbitragem, vinculado ao Sistema Mediar Brasil – Tribunal de Mediação e Arbitragem do Rio Grande do Sul, atua na formação de grupos de estudos que visam qualificar pessoas interessadas na filosofia da instituição, sendo que o Sistema Mediar Brasil é uma Instituição com atividades na esfera comunitária que desenvolve a aplicação da Lei Federal 9.307/96 sob os fundamentos da Justiça Comunitária.

A aplicação deste instrumento de justiça em comunidade é desenvolvida pela atuação de mediadores comunitários, os quais são cidadãos com diferentes profissões e formações, e que para desenvolverem este ofício necessitam ser identificados, acolhidos e devidamente qualificados.

O CEMARGS, por seu objetivo de difundir o instituto da Mediação e Arbitragem, tem desenvolvido intenso trabalho em diversos municípios do estado, mobilizando e qualificando pessoas, que constituem os Núcleos do Sistema Mediar Brasil, sendo que milhares de processos estão encontrando solução junto a estes fóruns de mediação e justiça comunitária. Neste momento o CEMARGS está em curso em Rio Grande na sede da SMDIER realizando acolhimentos dos futuros mediadores do Município, das quais participarão os cidadãos inscritos para a qualificação preparatória, interessados em atuarem como Mediadores Comunitários e constituírem o Fórum de Mediação e Justiça Comunitária na cidade.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Divulgação/Mediar Brasil/TMARS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.