Shows com Tati Portella e Valéria Barcellos, exposição virtual e atividades literárias as atrações do Arte Sesc – Em Casa com Você no final de semana

Série “O Feminino e a Arte” celebra a produção artística de mulheres

Dentro do projeto Arte Sesc – Em Casa com Você, o Sesc/RS traz, até o próximo domingo, uma programação especial para celebrar a produção artística feminina. A série O Feminino e a Arte convida artistas para apresentar seus trabalhos e compartilhar conhecimentos, por meio de lives transmitidas no canal do YouTube e página do Facebook do Sesc/RS. Abrindo a agenda do final de semana, no sábado (26), as escritoras Anna Mariano e Valesca de Assis participarão de um bate-papo sobre suas obras, próximos projetos e práticas de escrita, com mediação de Nanni Rios, a partir das 15h.

No mesmo dia e plataforma, a cantora Tati Portella apresenta o show Impermanência a partir das 20h, em formato de live e acompanhada pela violonista Jessica Berdet. Também pelo YouTube, Ana Mello ministra uma oficina de escrita sobre textos curtos, como Minicontos e Poetrix. A atividade estará disponível a partir das 22h, no YouTube.

O domingo (27) terá como atração o show de Valéria Barcellos, mulher negra e trans que usa a arte para falar de sua vivência e realidade, abordando temas duros e necessários com seriedade, leveza e humor. A apresentação será transmitida simultaneamente pelo Facebook e YouTube, a partir das 18h. Também no dia 27, será aberta a exposição virtual Gostem ou não – Artistas Mulheres no Acervo do MARGS, com curadoria das autoras do projeto Mulheres nos Acervos. A mostra estará disponível no site www.sesc-rs.com.br/exposicaogostemounao até 27 de novembro.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.

Arte Sesc – Em Casa com Você: O Feminino e a Arte

26/09 (Sábado)
  • Debate com as escritoras Anna Mariano e Valesca de Assis

Horário: 15h

Como acessar: www.youtube.com/sescrs

Sinopse: Na conversa, que será mediada por Nanni  Rios, as autoras falarão sobre as obras das escritoras, seus próximos projetos de publicação, suas práticas de escrita, contextualizando o momento em que vivemos de isolamento.

  • Tati Portella – Show Impermanência

Horário: 20h

Como acessar: www.youtube.com/sescrs

Sinopse: Em formato live e acompanhada pela violonista Jessica Berdet, Tati Portella apresenta o repertório do disco Impermanência. A cantora, que ficou nacionalmente conhecida como a voz feminina do reggae, mostrará as composições que fazem parte do seu trabalho solo, lançado em 2019.

  • Oficina de escrita com Ana Mello

Horário: 22h

Como acessar: www.youtube.com/sescrs

Sinopse: A oficina de escrita será dirigida para adolescentes e adultos e trabalhará com textos curtos: Minicontos para quem curte prosa e Poetrix para quem curte poesia. Serão abordados temas como criatividade, onde buscar inspiração e como criar uma rotina de escrita.

27/09 (Domingo)
  • Valéria Barcellos

Horário: 18h

Como acessar: www.youtube.com/sescrs e www.facebook.com/sescrs

Sinopse: Com mais de 20 anos de profissão, Valéria é uma artista multifacetada – cantora, atriz, escritora, videomaker, aspirante a fotógrafa e tudo mais que a vida lhe oferecer e ela tiver vontade de ser. Uma mulher negra e trans que usa a arte para falar da sua vivência e realidade, que é um reflexo de milhares de outras “Valérias” sem voz, sem vez e quase sempre marginalizadas. A diversidade e identidade de gêneros, o preconceito e o racismo são as temáticas de seus espetáculos, temas duros e necessários que ela conduz com seriedade, leveza e humor.

27/09 a 27/11
  • Exposição virtual Gostem ou não – Artistas Mulheres no Acervo do MARGS

Como acessar: www.sesc-rs.com.br/exposicaogostemounao

Apresentação: Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e Sesc/RS

Sinopse: Com o objetivo de trazer a público uma exposição sobre artistas mulheres no acervo do MARGS, as autoras do projeto Mulheres nos Acervos, que pesquisam a produção artística feminina nas coleções públicas de arte de Porto Alegre, foram convidadas a desenvolver uma proposição curatorial-expositiva. Integram o grupo Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin, que em comum são alunas ou egressas do curso de graduação em História da Arte do Instituto de Artes da UFRGS.

Moglia Comunicação Empresarial

Foto: Heloisa Medeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 11 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.