Serviços de limpeza urbana e coleta seletiva foram retomados em Rio Grande; trabalho foi executado em diversas regiões

Na manhã desta segunda-feira,3, foram retomados os serviços de limpeza urbana e coleta seletiva. As equipes da empresa contratada para a prestação do serviço estiveram em diversos pontos do município para corte de grama, limpeza e coleta de entulhos, trabalho monitorado pela Secretaria de Município de Controle e Serviços Urbano (SMCSU). Já a coleta seletiva será realizada conforme o calendário anterior. 

De acordo com o secretário Marlon Soares, gestor da SMCSU, o serviço entra agora em um período de transição e adaptação, o que incluirá a prestação diária e também os serviços represados. Assim, ele espera que o trabalho que não pôde ser realizado em função dos problemas com a empresa BH e, posteriormente, com a rescisão do contrato, possa ser gradativamente executado ao longo deste mês. 

Entre os pontos onde foi realizada hoje a coleta de entulho estão as Avenidas Primeiro de Maio, Buarque de Macedo e Roberto Socoowski. A Rua Rio Amazonas, nas proximidades da Vila Rural, é outro local que recebeu o serviço, onde havia uma grande quantidade de entulhos.

O corte de grama também foi retomado em diferentes partes de Rio Grande. Hoje as equipes estiveram nas ruas Olavo Bilac, Coronel Sampaio, Alameda Uruguai, Val Porto e no Bairro Santa Tereza. 

Retomada dos serviços com nova empresa

O trabalho está sendo executado pela empresa Phênix – Soluções em Mão-de-obra Qualificada, segunda colocada no processo licitatório realizado para a área, com a qual já foi firmado contrato. A empresa foi convocada após o Executivo Municipal decidir pela rescisão com a prestadora anterior, BH Produções e Serviços LTDA, em função de diversas irregularidades constatadas tanto na execução do serviço quanto na documentação e pagamento dos funcionários.   

Conforme Soares, a partir da solicitação feita pela Prefeitura à nova empresa, cerca de 80% dos trabalhadores que já estavam em atuação pela BH foram contratados pela Phênix para a continuidade dos serviços. Aqueles que, porventura, não puderam ser contratados, podem procurar os Centros de Referência em Assistência Social, onde as equipes da Secretaria de Cidadania e Assistência Social estarão preparadas para atendê-los. 

O Secretário também destacou que a expectativa é aumentar a capacidade de trabalho. “Esperamos que, agora, com a fiscalização em cima e com a empresa entregando todos os equipamentos, a gente consiga atingir, no meu ponto de vista, até 40% a mais de serviço em comparação ao que se tinha até então”, frisou. Ele ainda acrescentou que a nova empresa estará atuando com os equipamentos necessários e que são de sua responsabilidade, o que era uma das reclamações em relação ao serviço da BH, e que o contrato foi ajustado para que fosse mais adequado ao trabalho. 

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Richard Furtado

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