Seminário Alusivo aos 8 Anos do CAPS – AD

Seminário alusivo aos 8 anos do CAPS – AD acontece amanhã (8) na Prefeitura

A Secretaria de Saúde, em uma ação alusiva aos 8 anos do Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e outras Drogas (CAPS – AD), promove nesta quarta-feira (8), às 14h, o evento “Tecendo Vínculos: Rodas de conversa sobre as relações familiares e a dependência química”, no Salão Nobre da Prefeitura. No evento, serão discutidas as experiências com familiares de usuários do CAPS – AD, assim como serão promovidas apresentações do Grupo de Música também dos usuários.

Sobre o Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e outras Drogas

O CAPS – AD é um serviço ambulatorial substitutivo a internação psiquiátrica que tem por objetivo a reinserção social e a promoção de saúde da pessoa usuária de álcool e outras drogas. Inaugurado em 3 de novembro de 2009, é um serviço especializado em Saúde Mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de substâncias.

O Centro atende homens e mulheres residentes no Município, com idade a partir dos 16 anos, que possuam comprometimento dos vínculos sociais e familiares e que tenham dificuldade de manter a abstinência ou diminuição do uso de drogas. São promovidas atividades como: grupos de apoio (feminino, alcoolistas, promoção de saúde, acolhimento, familiares, adolescentes, compulsórias); atendimentos individuais (acolhimentos, escutas, psicológico, psiquiátrico, serviço social, enfermagem); e oficinas terapêuticas (criação artística, geração de renda, clube de cinema).

O CAPS – AD está inserido como um dos serviços que compõem o Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Município de Rio Grande, estando sob a coordenação dos assistentes sociais Ataulfo Martins e Josiane Xavier. O Centro está localizado na Rua Marechal Floriano 493, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para contato, está disponível o telefone 32317375 e o e-mail capsad.rg@hotmail.com.

Confira abaixo a programação do evento:

13h30 – Credenciamento

14h – Abertura oficial: Coordenação Núcleo de Saúde Mental

14h15 – Apresentação cultural do Grupo de Música CAPS AD

14h30 – Roda de Conversa I: A família e a dependência – Relato de experiência de familiares de usuários do CAPS AD.

Facilitadores: Carolina Amaral – Educadora Social, Eduardo Mascarenhas, psicólogo e Nicolas Zenker, estagiário do curso de psicologia

15h – Café com cultura: Apresentações do grupo de música CAPS AD e exposição “Vínculo” do coletivo de arte Oficina de Sonhos

15h30 – Roda de Conversa II: Famílias com dependência química – Lucas Neiva Silva, psicólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Com informações da SMS

Assessoria de Comunicação/PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.