NotíciasRio Grande

Semana Municipal de Orientação e Conscientização sobre a Síndrome de Down inicia na segunda-feira

Com objetivo de estimular a conscientização e despertar a comunidade para uma reflexão sobre a Síndrome de Down, a Prefeitura promove, a partir da próxima segunda-feira (21), a “Semana Municipal de Orientação e Conscientização”. O evento é uma promoção conjunta da Secretaria de Saúde (SMS) e da Coordenadoria Municipal da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades e marca a comemoração do 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down.

De acordo com o coordenador Vladmi Virgílio, a realização de uma semana de atividades específicas sobre o assunto visa informar a comunidade sobre as Pessoas com Trissomia do 21 (T21) para possibilitar a reflexão sobre atitudes e prejulgamentos normalmente associados pela sociedade às pessoas com essa condição. “Temos a certeza que essa programação não irá contemplar tudo o que o tema merece, mas estamos comprometidos para orientar e conscientizar o público, buscando uma sociedade menos excludente e preconceituosa”, afirma.

A ideia é de que, no futuro, eventos como esse possam ser organizados e promovidos pelas próprias pessoas com Síndrome de Down, de modo que possa ser desenvolvido um trabalho “por elas e para elas”.

Atividades

A programação terá início na segunda-feira à tarde, no Largo Dr. Pio, a partir das 14h com o tema “Celebração, orientação e conscientização”. A ação terá participação de grupos de famílias, representantes de instituições da área e profissionais do setor, com a intenção de celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down.

A abertura oficial da semana será na noite do mesmo dia, quando a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde irá realizar uma live para abordar os objetivos da pauta. A transmissão será pela página oficial da Prefeitura do Rio Grande no Facebook, a partir das 19h.

T21

O que se entende por síndrome é o conjunto de sinais e sintomas e Down é o sobrenome do médico britânico John Langdon Down, que primeiro descreveu a associação dos sinais característicos.

A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma alteração genética produzida por um cromossomo a mais no par 21, que é responsável pelas características físicas e desenvolvimento intelectual. Por esse motivo, também existe a referência a esse público como Pessoas com Trissomia do 21 (T21). “Mas isso não os define, é apenas uma condição genética. São pessoas que, se tiverem oportunidades, poderão aprender e ter autonomia”, diz Virgílio.

Programação Completa

Confira no documento abaixo a programação completa da Semana Municipal de Orientação e Conscientização sobre a Síndrome de Down (T21).

Semana-Municipal-de-Orientacao-e-Conscientizacao-sobre-a-Sindrome-de-Down-Rio-Grande-1-1

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.