NotíciasRio Grande do Sul

Seis motivos para ir a Torres nas férias

Umas das opções de hospedagem na cidade é o Hotel do Sesc/RS

Aproveitar o verão perto do mar é preferência de grande parte dos gaúchos e Torres tem diversas possibilidades para curtir a estação mais quente do ano. Seja passar o dia em uma das praias do município, praticar esportes ou apreciar as belas paisagens naturais com paredões de rocha no mar, dunas, parques e reservas ecológicas. Abaixo, elencamos seis motivos para escolher Torres como escolha de destino de férias.

 Quem estiver procurando hospedagem no local pode fazer contato com o Hotel Sesc Torres, que conta com uma infraestrutura completa. Tem academia, sala de leitura, piscinas externas e térmica, saunas, quadras poliesportivas,  restaurante, equipe de recreação e salas de jogos. Os pets são permitidos e há também um espaço para que eles possam brincar. O hotel é aberto ao público e conta com preços especiais para pessoas com Cartão Sesc/Senac. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/hotel-sesc-torres, junto à Unidade mais próxima do Sesc/RS ou na Central de Vendas, pelo telefone (51) 3357-7550 e Whatsapp (51) 8900-1430 e (51) 8914-7415.

Seis motivos para passar férias em Torres

  1. Opções de praias: Os 23 km da orla de Torres são divididos por seis belíssimas praias – dos Molhes, Praia Grande, Prainha, Praia da Cal, Guarita e Itapeva. Cada uma com sua particularidade, elas encantam os turistas de diferentes estilos. Nos Molhes, é onde ocorre o encontro da água doce do Rio Mampituba com o Oceano Atlântico e é também a divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. Um local muito apreciado para a prática de esportes. Já a Grande está localizada no Centro e tem uma faixa com cerca de 2 km. É a mais movimentada, conta com um calçadão e diversas opções de bares e restaurantes. A Prainha, que está situada entre a Praia Grande e o Morro do Farol, é também conhecida como Praia do Meio e não é muito indicada para banho devido à incidência de rochas no mar. Parte de sua extensão possui grama, o que é ótimo para atividades como piquenique e um chimarrão no final da tarde. A Praia da Cal, Itapeva e Guarita são ótimas para banho e surf, sendo as duas últimas áreas de preservação.
  2. Surf e esportes aquáticos: Torres é um dos destinos mais procurados no Litoral Norte pelos surfistas gaúchos. As praias da Cal, Molhes e Guarita são algumas das preferidas, pois a presença de morros ajuda tanto na formação das ondas, quanto na contenção dos ventos. No Chalé do Surf, localizado nos Molhes, é possível conhecer um pouco mais sobre a relação da cidade com a modalidade a partir de exposições itinerantes e um acervo permanente. Próximo do local, o Monumento ao Surfista, feito pela artista plástica Leda Christina Nácul, eterniza a importância do esporte na região. Já o Rio Mampituba é muito utilizado para a prática de stand up e caiaque, além de passeios de barco ou jet-ski. Ele faz a divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e mostra a cidade por uma perspectiva diferente.
  3. Trilhas e áreas de preservação: O nome do município tem origem nas formações rochosas, a maioria delas – três das quatro – protegidas pelo Parque Estadual da Guarita. Trata-se de um importante sítio geológico que integra o Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, com grande valor ecológico e com uma paisagem de tirar o fôlego. O parque não tem grades ou cercas e há diversas formas de acessá-lo. De carro, moto ou van, é preciso pagar uma taxa para o estacionamento. Porém, é possível utilizar as trilhas da Praia do Cal ou de Itapeva, essa também considerada uma unidade de preservação. O Parque Estadual de Itapeva é menos conhecido, e possui uma biodiversidade conservada que serve como campo de pesquisa, com um ecossistema que abrange a Mata Atlântica, onde encontra-se um mar de dunas, mata restinga, áreas alagáveis e mata palodosa. Situada a cerca de 1,8km, a Reserva Ecológica Ilha dos Lobos é a única ilha marítima do litoral gaúcho. É um refúgio de lobos e leões marinhos, que utilizam o lugar como descanso em suas rotas migratórias. As belezas da ilha e da fauna marinha que vive nela podem ser vistas com passeios de barco, porém a aproximação é limitada a uma distância de 500 metros, afinal, a pesca e o desembarque na ilha são proibidos.
  4. Religiosidade: Alguns pontos da cidade também são procurados por fiéis. É o caso do Oratório Nossa Senhora dos Navegantes, mais conhecido como Santinha, localizado entre a Prainha e a Praia da Cal. No local, há uma vertente de água cristalina, que sai da rocha do Morro do Farol, e a imagem de uma santa, onde são feitos agradecimentos e preces dos devotos. O caminho até lá é pelo calçadão da beira mar, aos pés do Morro do Farol. Próximo dali, está a Igreja Matriz de São Domingos, inaugurada em 1824. Um dos marcos da povoação local e que foi expandindo gradualmente junto com o crescimento da cidade.
  5. Morro do Farol: Também chamado de Torre Norte, o Morro do Farol é um local muito apreciado pelos turistas devido à paisagem, com a imensidão do mar e a vista de todas as praias do município. Entre os morros à beira-mar, é o único que tem acesso de carro e é também um local muito usado para vôos de paraglider e parapente. Ao todo, três faróis já foram construídos no local, o primeiro foi inaugurado em 1912. A estrutura atual é de 1952 e está cedida ao ICM-Bio para servir como observatório da fauna marinha sazonal, principalmente da Baleia Franca, que geralmente aparece na região entre agosto e novembro.
  6. Balonismo: Conhecida como a Capital Nacional do Balonismo, Torres tem como particularidade as cores enfeitando seu céu. É comum ver balões entre dezembro e janeiro, geralmente no início da manhã e no final da tarde. É possível sobrevoar a região em passeios pagos para apreciar a paisagem e a diversidade natural. Anualmente acontece na cidade o Festival Internacional de Balonismo de Torres, que une praticantes de diversas partes do mundo em um grande evento.

Assessoria de Imprensa Sesc-RS

Foto: Sesc-RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.