NotíciasRio Grande

Secretário de Saúde realiza visitas técnicas a centros de triagem e unidade de saúde

Na manhã desta sexta-feira (03) o secretário de Saúde, Maicon Lemos, realizou visita técnica de acompanhamento ao Centro de Informações à Covid-19 e ao Centro de Triagem, recentemente instalados no município. As estruturas, em funcionamento desde sábado (28), visam reduzir o contato entre pessoas com sintomas de Covid-19 e outros pacientes. A iniciativa é uma parceria desenvolvida entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Defesa Civil, a Secretaria de Município da Saúde e Voluntariado. Estes últimos são, em sua grande maioria, profissionais de enfermagem e estudantes de cursos da área da saúde, que se voluntariaram para dar suporte na avaliação dos casos suspeitos de coronavírus.

No Centro de Triagem, instalado em frente ao Pronto-Socorro da Santa Casa, Lemos afirmou que o local oferece uma análise prévia a respeito dos sintomas, para que seja feito o encaminhamento correto.  “Aqui é feito todo um trabalho de acolhimento de intercorrências respiratórios que chegam ao hospital. e um questionamento com relação dos sintomas do paciente. Essa estrutura permite que o paciente tenha um pré-atendimento em área externa, para que, se porventura, for um caso adequado para adentrar ao hospital, tenha uma outra rotina. É muito positivo o trabalho dessa unidade”, declarou.  Essa avaliação inicial inclui medição de temperatura, levantamento dos sintomas apresentados, notificação à Vigilância Epidemiológica e orientação para o atendimento adequado conforme o caso.

O secretário também visitou outra unidade instalada para o enfrentamento ao coronavírus, o Centro de Informações ao Covid-19.  Montada junto à Cardiologia da Santa Casa, a estrutura servirá exclusivamente para orientações presenciais, retiradas de dúvidas, informações gerais e encaminhamentos. “É feita a orientação de como ocorre o atendimento para coronavírus em toda a rede municipal de saúde, seja nos postos, nos hospitais, ou em qualquer ponto da rede. O objetivo é tirar dúvidas e informar sobre o melhor local para consulta e atendimento”, explicou. O local tem funcionamento diário, das 08h às 18h.

Maicon ainda esteve na Unidade do Materno Infantil (Posto Dr. Sérgio Brodt). No mês de março deste ano, o local deixou de atuar apenas como unidade de saúde tradicional, passando a realizar trabalho como Estratégia da Saúde da Família. “O início do atendimento como estratégia de saúde da família oportuniza incremento na atenção às crianças, adolescentes e idosos, seja por meio dos grupos dos núcleos de apoio ou pela equipe multiprofissional. Ou seja, agregou mais qualidade para os atendimentos da população da região, que apresenta alta vulnerabilidade. Também houve aumento dos horários médicos no posto e sem dúvida nenhuma vamos ter um ótimo retorno em relação aos indicadores de saúde.”, ressaltou. O secretário ainda acrescentou que a região será uma das prioridades no trabalho dos três agentes comunitários em saúde chamados pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer para o enfrentamento ao coronavírus.

Atendimento no Centro de Triagem

Devem procurar pelo atendimento no Centro de Triagem aquelas pessoas que apresentarem quadros gripais. Ao chegar ao local a população deve observar as normas de segurança sanitárias estabelecidas, entre elas o da manutenção de 2 metros de distanciamento entre uma pessoa e outra.

O Centro de Triagem funciona de domingo a domingo, das 8h às 23h, seguindo orientações médicas do Comitê Técnico de Enfrentamento ao Covid-19, que entende que este deve ser o horário estratégico para a sua atuação.

O modelo implantado para o atendimento de saúde no Centro de Triagem é o Fast Track. Nele o paciente é acolhido e avaliado conforme protocolo de inclusão para casos suspeitos de COVID -19. É examinado e, seguindo o protocolo, é encaminhado para uma ala de isolamento com proteção individual, onde uma equipe de saúde auxilia evitando que o paciente circule pelas demais instalações do ambiente. Após a classificação do paciente, o atendimento médico é realizado com direcionamento para medicação, realização de exames, ou, com alta, precedida de orientações ao paciente.

Os pacientes que não se enquadram nos casos suspeitos de Covid-19 recebem orientações e encaminhamentos. É importante ressaltar que nos casos de emergência, o paciente não é atendido pelo modelo Fast Track, e segue diretamente para a sala de emergência com o devido isolamento de segurança hospitalar.

Protocolo de atendimento

Conforme fluxo definido pelo Ministério da Saúde, o paciente que apresentar sintomas de COVID-19 deve procurar uma unidade da rede primária de saúde, como uma UBS (Unidade Básica de Saúde), para atendimento inicial. O mesmo poderá ocorrer nos Centros de Triagem, se houver demanda espontânea.

Caso o profissional de saúde não identifique quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o paciente será orientado quanto à necessidade de permanecer em isolamento domiciliar até o final dos sintomas, com prescrição de remédio para melhora clínica, como antitérmicos.

Se for caracterizada a SRAG, o paciente será direcionado à internação para tratamento em leito de enfermaria ou UTI, com suporte clínico de acordo com a necessidade específica. A coleta de amostra para diagnóstico só é indicada aos casos graves.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.