Secretaria de Município da Saúde Esclarece Dúvidas Sobre a Vacina da Febre Amarela em Rio Grande

Crédito: Marcos Jatahy

A Secretaria de Município da Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica, esclarece à população rio-grandina que para receber a vacina contra a febre amarela não há exigência de apresentação de comprovante de que está viajando para áreas consideradas de risco. Basta apenas verbalizar, durante a procura ao Posto de Saúde, que está com a viagem programada a algum dos locais que estão no mapa da doença. Contudo, a vacina precisa ser tomada 10 dias antes da data da viagem. Uma Nota Oficial da SMS sobre o assunto pode ser lida no final do texto.

De acordo com o Ministério da Saúde, não há necessidade do morador de Rio Grande que NÃO está com viagem marcada para área de risco tomar a vacina. Já para o cidadão que mora no Município e vai viajar para área de risco (Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo) a orientação é de que procure a vacina com 10 dias de antecedência.

Os municípios com recomendação de vacinação contra a febre amarela podem ser consultados através da página: https://goo.gl/8RthTw

Onde Encontrar as Vacinas?

As vacinações estão concentradas nas unidades do BGV, Materno Infantil e Barra. Além disso, segundo a dirigente do Núcleo de Imunizações da Vigilância Epidemiológica, Lilian Rosinha, “A UBS Rita Lobato também está oferecendo a vacina, apenas para melhorar o fluxo de procura. São oferecidas 30 fichas pela manhã e 30 pela tarde”, explicou.

O horário de atendimento na UBSF Barra, UBS Materno Infantil e UBS BGV é das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Enquanto a UBS Rita Lobato abre às 8h, quando as fichas são distribuídas e reabre às 13h, quando novamente são distribuídas outras 30 fichas.

A partir da próxima segunda-feira, 22, as unidades de saúde da Quinta e Caic também passarão a ofertar a vacina

A Doença

A febre amarela é uma doença que afeta os animais e o homem, que tem em seu ciclo silvestre, sendo os macacos os principais hospedeiros. No Rio Grande do Sul a ocorrência da Febre Amarela é mais frequente na zona noroeste do Estado.

Nota_Oficial_SMS_Febre Amarela

Assessoria de Comunicação/ PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.