NotíciasRio Grande

Secretaria da Causa Animal investe em melhoria de sua estrutura para abrigar equinos resgatados

O alto número de resgates de cavalos em situação de maus-tratos em nosso município fez com que a Secretaria de Município da Causa Animal (SMCA) investisse na infraestrutura presente no Camping Municipal do Cassino para receber estes animais. Neste mês de Maio já foram resgatados quatro animais, dentre estes uma fêmea e sua cria ainda em fase de amamentação.

No momento cerca de 30 equinos estão sob os cuidados da Secretaria recebendo alimentação adequada e cuidados veterinários. Muitos destes animais apreendidos chegam ao Camping Municipal em mau estado de saúde e necessitam de tratamento e tempo de recuperação.

Nos últimos dois meses houve obras de aterramento no curral onde alguns dos animais resgatados ficam confinados, elevando o patamar lá existente para prevenir alagamentos na estação chuvosa que se aproxima. Também aconteceu a substituição das taipas de madeira que cercavam o local por outras de compensado naval, mais resistentes ao clima de ossa cidade e que, devido ao tratamento químico impermeabilizante, afastam os animais que costumam roer as madeiras comuns utilizadas na construção do antigo cercado.

Na área do Camping Municipal também estão sendo cultivadas culturas que servirão de alimento para os animais que lá estiverem. No momento há uma área da propriedade com cultivares de azevém, uma planta forrageira local do sul do Brasil adaptada ao bioma pampa sendo uma cultura de inverno que tem ótimo valor nutricional para alimentar ruminantes.

Os cavalos que estão em processo de recuperação sob a responsabilidade da SMCA logo estarão disponíveis para o processo de adoção. Mais informações sobre a adoção destes animais podem ser recebidas pelo fone (53) 3233.7276, diretamente com a SMCA.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.