Santa Casa do Rio Grande é reconhecida entre os 10 hospitais com menor índice de mortalidade em cirurgia de revascularização do miocárdio no Brasil

Um artigo publicado no conceituado periódico médico de cardiologia cirúrgica, Journal of Cardiac Surgery (JCS), escrito por estudiosos da área, levantou dados que indicam o Hospital de Cardiologia da Santa Casa do Rio Grande como o 6º hospital com o menor índice de mortalidade em cirurgia de Revascularização do Miocárdio (popularmente conhecida como cirurgia de Ponte Safena) em âmbito nacional.

O estudo, intitulado “Coronary artery bypass graft surgery in Brazil from 2008 to 2017”, teve como objetivo realizar uma avaliação dos resultados desta modalidade cirúrgica no Sistema Único de Saúde (SUS), neste recorte temporal, subsidiado pelos dados gerados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS).

Das 1.234 cirurgias de Revascularização do Miocárdio, realizadas no período de 2008 a 2017 no Hospital de Cardiologia da Santa Casa do Rio Grande, foram registrados 24 óbitos, sugerindo um índice de mortalidade de apenas 1,94%. Desta forma, a instituição foi enquadrada na 6ª colocação de menor índice de mortalidade nesta modalidade no Brasil e a cidade do Rio Grande em 2ª colocação, sendo o 1º lugar no estado do Rio Grande do Sul.

“Nós ficamos lisonjeados por este reconhecimento nacional e internacional. São resultados importantes construídos baseados em condutas médicas aprimoradas diariamente. A equipe de cardiologia tem uma identidade própria na forma de tratar os pacientes, que sempre acompanha as mudanças no mundo da medicina e compartilha suas experiências com outros serviços. Essa é uma conquista de muitas mãos, tendo em vista que esse processo não é construído apenas dentro do bloco cirúrgico, existem uma gama de setores e profissionais envolvidos. Diante disso, reforçamos as intenções de passarmos por todas as adversidades a fim de manter o mesmo nível e aprimorar cada vez mais o serviço”, comenta o diretor técnico do Hospital de Cardiologia e Oncologia, Dr. Evandro Augusto Oss.

O que é a cirurgia de Revascularização do Miocárdio?

Nesta cirurgia se realiza a “reconstrução” dos vasos que levam o sangue para nutrir o músculo do coração.

O Hospital de Cardiologia é referência para região Sul do Rio Grande do Sul e realiza mais de 2.400 atendimentos por ano. Dentre os serviços oferecidos estão: entrada da emergência, internações, tratamento em Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica, exames de ecocardiografia, eletrocardiograma, holter, ergometria, hemodinâmica (cateterismo e angioplastia), atendimentos ambulatoriais e cirurgias de miocárdio, aorta, válvulas, doenças congênitas em adultos, marca-passo, etc.

Este artigo foi publicado em janeiro de 2021 e é assinado por: Kalil Hussein Khalil, Giovana Munhoz Khalil, Marcos Alfredo de Andrade Pires, Jaqueline Maria de Oliveira Lima e Arnaldo Akio Okino (Departamento de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Norte Paranaense – Arapongas/PR), Michel Pompeu e Ricardo de Carvalho Lima (Departamento de Cirurgia Cardiovascular do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco – Recife/PE), Dominique Vervoort (Department of Health Policy and Management, Johns Hopkins Bloomberg School of Public Healt – Baltimore/USA), Leonardo Roever (Departamento de Cirurgia Cardiovascular da Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia/MG), Felipe Borsu de Salles (Departamento de Cirurgia Cardiovascular, Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia – Porto Alegre/RS), Pedro Felipe Gomes Nicz e Omar Asdrúbal Vilca Mejía (Departamento de Cardiologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – São Paulo/SP).

Assessoria de Comunicação Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande

Foto: Divulgação/Santa Casa do Rio Grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 16 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.