NotíciasRio Grande

Rua das Crianças na 49ª Feira do Livro da FURG recebe a Ciência na Feira

São 19 projetos que levam a educação científica para as crianças visitantes da 49ª Feira do Livro da FURG

Até 28 de maio, na 49ª Feira do Livro da FURG, a Rua das Crianças recebe a Ciência na Feira, uma ação coletiva de 19 projetos de pesquisa e extensão que levam a educação científica para as crianças visitantes do evento. O ações reúnem as unidades acadêmicas Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Oceanografia, Instituto de Matemática, Estatística e Física, Escola de Engenharia, Escola de Química e Alimentos, Faculdade de Medicina e Centro de Ciências Computacionais, que trabalham de forma interdisciplinar e multiprofissional e pela primeira vez juntas.

A iniciativa é do projeto de extensão MUVIe: Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas da FURG, projeto que desenvolve atividade de educação patrimonial científica há 14 anos na universidade. Os projetos atenderam ao chamado para a construção coletiva da ação e desenvolveram um manifesto da Ciência na Feira, que pode ser conferido abaixo. A visão de uma ciência plural, não elitista, realizada por pessoas negras está representada na Exposição Negras e Negros na Ciência Brasileira.

A exposição traz 12 cientistas negras e negros da contemporaneidade brasileira nas áreas das ciências sociais, naturais e exatas, e busca afirmar este lugar da representatividade negra na ciência, sendo uma ação com filosofia antirracista, dialogando assim com a temática da Feira.

A exposição homenageia a cientista social doutora Cassiane de Freitas Paixão por sua pesquisa e produção em estudos sobre as Relações Étnico-raciais, estudos sobre os movimentos sociais negros do Rio Grande do Sul. A professora está à frente do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas da FURG (Neabi).

→ Manifesto Ciência na Feira

Secom FURG

Foto: FURG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.