NotíciasRio Grande do Sul

RS tem pequeno avanço no índice de isolamento social na última semana

A partir do monitoramento de celulares, Pelotas e Porto Alegre (foto) apresentaram os melhores índices de isolamento social

Após despencar no placar em termos de isolamento social no comparativo com os demais Estados, o Rio Grande do Sul registrou uma pequena reação na última semana e agora aparece entre as três primeiras posições.

No monitoramento do período de sete dias encerrado neste domingo (1º/8), o índice da população que evitou aglomerações ficou em 42,1%. Na semana anterior, o percentual estava em 41,4%, quando o RS figurou na 10ª colocação nacional.

O índice gaúcho segue à frente da média apurada em todo o país, que pela segunda semana seguida ficou em 40,3%. O RS tem números mais positivos que os demais Estados do Sul, ficando atrás apenas de Acre (43,3%) e Piauí (42,9%). Entre os dias 26 de julho e este domingo (1°/8), Santa Catarina registrou índice de isolamento social de 41,6%, mas o Paraná ficou bem abaixo da média nacional, com 39,9%.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda distanciamento mínimo de 50%, patamar que na última semana os gaúchos se aproximaram apenas nos finais de semana (47%). Neste aspecto, a pesquisa desenvolvida pelo Comitê de Dados para o enfrentamento da Covid-19 mostra que o RS segue com uma diferença de isolamento entre os dias úteis (38,7%) e o fim de semana (44,3%) maior do que no restante do Brasil.

Isolamento nas regiões

Conforme o mais recente estudo a partir do monitoramento de aplicativos em celulares, com base em dados disponibilizados pela empresa InLoco, as regiões de Lajeado (37%), Bagé (37,4%), Santa Cruz do Sul (38,4%), Santa Rosa (38,4%) e Caxias do Sul (38,6%) apresentaram os menores índices de isolamento social no Estado.

A população de Lajeado apresentou praticamente o mesmo comportamento da semana anterior (36,9%), quando também ficou com o menor percentual no RS. Depois de 11 semanas seguidas em bandeira laranja pelo modelo de Distanciamento Controlado, a região acaba de ingressar na classificação de alto risco (vermelha) em termos de enfrentamento da pandemia, conforme divulgação preliminar divulgada na sexta-feira (31/7).

As regiões de Pelotas (44,5%), Porto Alegre (43,6%), Capão da Canoa (42,9%), Uruguaiana (41,5%) e Canoas (41%) são, pela ordem, as que apresentaram os melhores indicadores. Em algumas dessas áreas, o índice de isolamento beirou os 50% nos finais de semana.

O estudo passou a ser apresentado aos integrantes do Gabinete de Crise do governo do Estado nas reuniões das segundas-feiras, quando são analisados os recursos de prefeituras e associações de municípios à versão preliminar do mapa do Distanciamento Controlado que passa vigorar no dia seguinte.

→ Clique aqui e acesse o levantamento mais recente do isolamento social durante a pandemia

SECOM RS

Foto: Maria Ana Krack/PMPA/Arquivo/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.