NotíciasRio Grande

Rio-grandinos ganham prêmio de “pesquisa escrita” no JuvENART 2023

No último domingo, 30, o Departamento de Tradições Gaúchas Estância de São Pedro, que pertence a Escola Municipal Cívico-Militar Cipriano Porto Alegre, foram agraciados com o troféu pela categoria “pesquisa escrita” no XIX Concurso Estadual de Danças Tradicionais (JuvENART) 2023.

O JuvENART é um evento estadual da categoria juvenil, dividido em duas grandes categorias: as danças tradicionais e o Muuripás, relacionadas às temáticas de entrada e saída. O prêmio Muuripás é dividido entre cinco categorias: coreografia, bailarinos destaque, pesquisa escrita, figurino e cenografia. O DTG levou esse ano para o concurso as temáticas da Fábrica Rheingantz e do patrono Cipriano Porto Alegre, e concorreu nas categorias de “bailarinos destaque” e “pesquisa escrita”.

Na coreografia de entrada, a música foi baseada em um poema de Damasceno Vieira, escrito durante sua visita na Fábrica Rheingantz, no Município do Rio Grande, em 1888. Indicado para “pesquisa escrita”, a pesquisa intitulada “Na Fronte dos Obreiros do Progresso | Vidas e sonhos tramados pelo tear da história”, buscou destacar o perfil multiétnico da fábrica, por ter agregado pessoas de diversas nacionalidades, além do trabalho das mulheres nesse primeiro complexo têxtil do Rio Grande do Sul, bem como as diferenças sociais.

Já na temática da saída, a performance foi baseada na menção ao Cipriano Porto Alegre no livro “Vultos do Rio Grande”, onde diz que o professor lecionava alemão e outras disciplinas para os filhos dos técnicos da Fábrica Rheingantz e que, em um certo momento, passa a lecionar para o filho de um operário, após notar o destaque do menino e as diferenças sociais entre os dois grupos – notáveis, inclusive, pela arquitetura das casas no Município. Dessa forma, na categoria de “bailarino destaque”, o bailarino do DTG interpretou o filho do operário, abordando também a educação como transformação social.

Um dos responsáveis pela pesquisa, o historiador Pablo Pinho, afirmou que para o concurso “trabalhamos o ano inteiro em função da temática, de propor reflexões e de constantes ensaios para levar um bom trabalho para o concurso, que é bastante concorrido, bem como para representar bem o Município”. Ainda, o pesquisador declarou que “para nós, só por representarmos e levarmos a história e identidade da nossa gente e do nosso povo, acaba sendo muito gratificante”.

O Departamento de Tradições Gaúchas Estância de São Pedro é uma entidade voltada para as áreas sócio-culturais e artísticas do Movimento Tradicionalista Gaúcho, e foi fundado há mais de 20 anos atrás. Segundo o professor Pinho, é um “projeto que mudou e transformou a vida de muitas pessoas e famílias”.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.