NotíciasRio Grande

Rio Grande tem mais uma etapa do mutirão de cataratas neste final de semana

A Secretaria de Município da Saúde (SMS) do Rio Grande informa que, desde sexta-feira (3) e até este domingo (5), mais uma etapa do mutirão para cirurgias de cataratas está sendo realizada na cidade. Foram programados outros 70 procedimentos, a serem realizados neste final de semana. Todos os pacientes são contatados pela Secretaria.

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera para cirurgias de cataratas, a Secretaria de Município da Saúde desenvolve em parceria com a Santa Casa e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) o mutirão de consultas, exames e cirurgias de catarata que está em andamento. Até agora, foram realizadas 660 consultas oftalmológicas, 147 cirurgias de catarata.

As cirurgias fazem parte do convênio firmado, em outubro deste ano, entre o governo estadual, via Secretaria Estadual de Saúde (SES), a Prefeitura rio-grandina e a Santa Casa no município. O mutirão foi pactuado a partir do levantamento da demanda no começo do ano, quando a administração municipal identificou 1.200 pacientes aguardando pela cirurgia há, pelo menos, quatro anos. Para atender às pessoas que estão na fila, o Executivo encaminhou projeto à SES, que culminou com a assinatura do convênio.

Conforme a Secretaria da Saúde no município, a Prefeitura e a SES entenderam que, para reduzir a lista de espera para esse tipo de procedimento, era necessário ampliar o número de consultas e cirurgias, por meio de estratégias em modalidade de mutirão.

As consultas e cirurgias pelo aumento do teto FAEC (teto credenciado por Pinheiro Machado) mostram que, em 14 de outubro, foram realizadas 100 consultas de avaliação pre-operatória no município, para usuários que se encontravam na lista de espera no ano de 2017. De 24 a 27 de novembro, foram realizadas 85 cirurgias no município de Pinheiro Machado (referência regional em procedimentos para usuários residentes em Rio Grande).

Em 2 de dezembro, foram 85 avaliações pós-operatórias, no Centro de Especialidade – Ala B, em Rio Grande. Nesta data, os usuários verbalizaram a emoção, a alegria e o resgate da autonomia e qualidade de vida, após a realização do procedimento, pois voltaram a enxergar.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.