Rio Grande registra 703 focos de Aedes aegypti
O município do Rio Grande contabiliza 703 focos de Aedes aegypti até o momento, conforme o Boletim de Monitoramento das Arboviroses referente à Semana Epidemiológica 38. O levantamento é realizado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e pela Secretaria de Município da Saúde (SMS).
Nos últimos 15 dias, foram identificados cinco novos focos, distribuídos pelas localidades Aeroporto, Trevo, Getúlio Vargas, Linha do Parque e Hidráulica, com um foco registrado em cada uma delas.
O boletim também apresenta a distribuição dos focos registrados ao longo do ano. Entre as localidades com maior número estão Centro (124), Cidade Nova (79), Distrito Industrial (69), Quinta (66) e Vila Maria (37). Linha do Parque soma 17 focos, enquanto Trevo registra oito e Hidráulica, sete.
Em relação à dengue, o boletim registra 60 casos notificados em 2026. Desse total, três foram confirmados como autóctones, enquanto 57 foram descartados. Não há casos aguardando resultado no período apresentado. Para chikungunya, foram registradas 13 notificações, com dois casos aguardando resultado e 11 descartados.
Prevenção continua sendo fundamental
A SMS reforça que a principal forma de combater a dengue e outras arboviroses é eliminar os criadouros do mosquito em todas as fases do seu ciclo de vida. O boletim orienta a população a colocar areia nos vasos de plantas, guardar pneus em locais adequados, manter garrafas viradas para baixo e amarrar bem os sacos de lixo.
A eliminação de recipientes que possam acumular água é uma medida importante para interromper o ciclo de reprodução do Aedes aegypti e reduzir o risco de transmissão das arboviroses no município.
Comunicação Prefeitura Municipal do Rio Grande
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp
