Rio Grande receberá flores pelo Outubro Rosa

Fotógrafa riograndina lança coleção de lenços de seda pura com imagens usadas em seu livro “A Flor da Pele”, que ilustra as dores e a beleza da luta contra o câncer de mama.

No dia 17 de outubro, a fotógrafa e escritora Martha Estima Scodro traz para Rio Grande um pouco mais do seu trabalho. Em 2016 ela lançou seu livro, a Flor da Pele, objeto artístico, feito a mão, com carinho, atenção e delicadeza ímpar, que ilustra o processo de descoberta e tratamento da doença enfrentado pela autora. As imagens usadas no livro-arte deram origem a uma belíssima coleção de lenços. As flores foram impressas em seda pura, e tratadas como obra de arte, como de fato são. Além do conceito artístico, o projeto é social, pois todo o lucro obtido com a venda das obras será revertido para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Rio Grande.

O tecido escolhido para receber as flores do projeto foi a seda pura, porque faz parte do conceito artístico. Ele é mágico, pois é milenar, produzido por uma lagarta que o tece dentro de um casulo. Quando aberto, o casulo contém um único e longo fio que pode medir até mil metros. É macio, resistente e leve ao mesmo tempo. Um fio de seda tem resistência comparável a uma liga de aço de alta qualidade, é extremamente maleável, podendo ser esticado até cinco vezes o seu comprimento original sem quebrar. É uma metáfora da força feminina, das lutas que as mulheres travam diante de seus desafios.

“Os lenços são uma extensão do livro A Flor da Pele. Eu quis criar algo que iluminasse uma mulher no seu dia mais pesado – conta Martha – ou que a fizesse brilhar com mais intensidade em um dia já maravilhoso, criando momentos de refúgio e conforto emocional e beleza”.

As estampas, criadas a partir das fotos e grafismos foram uma parceria com a designer gráfica Tita Nigri. Os lenços foram desenvolvidos em processo sustentável (a estampa não polui o meio ambiente) e as embalagens são um detalhe carinhoso e poético de cada peça. “Os lenços foram pensados para serem usados ao redor do colo, no cabelo, nos ombros, amarrados no pulso, na bolsa, enfeitando, envolvendo, protegendo, acariciando.” – complementa a artista.

Martha se considera uma editora, que atua além das publicações gráficas, editando e criando produtos que proporcionem momentos de refúgio e conforto para restaurar forças e continuar o caminho, por isso, ao lançar a coleção de lenços, cria também a marca editorial Mares, como forma de promover a continuidade do projeto.

O evento de lançamento em Rio Grande será aberto ao público no dia 17 de outubro a partir das 16h na loja Carla Modas (rua Gomes Freire, 756 B) e todo o lucro da venda dos lenços será revertida para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Rio Grande, assim como foi no lançamento do livro em 2016. Quem tiver a oportunidade, pode acompanhar as ações do projeto pelo Instagram @mareseditora.

Jornalista Tyele Antonacci

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.