Rio Grande recebe doação de medicamentos do Município de Santana da Boa Vista para UTI Covid

Na manhã desta segunda-feira (27), Rio Grande recebeu uma doação de medicamentos do município de Santana da Boa Vista. São 55 ampolas de Midazolam, um sedativo utilizado em leitos de UTI, e que será destinado para o tratamento de pacientes com Covid-19 em Rio Grande. O prefeito Alexandre Lindenmeyer e o secretário de Saúde Maicon Lemos receberam o prefeito de Santana da Boa Vista, Arilton Freitas, na sala de reuniões da Prefeitura para assinatura do termo referente a doação. Os medicamentos estão sendo encaminhados para os hospitais do município para que sejam direcionados aos leitos de UTI Covid.

O prefeito Lindenmeyer  agradeceu a doação e reforçou a necessidade de ações conjuntas para o enfrentamento à Covid-19. “Queremos registrar o nosso agradecimento e reconhecimento pela sensibilidade de Santana da Boa Vista, através da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, de entenderem que, pela representatividade que nossos hospitais têm, estão também contemplados os munícipes de Santana da Boa Vista e de toda região. Então essa manifestação de solidariedade vem ao encontro de uma alternativa única, que é a soma de esforços de todos para superarmos este momento de pandemia”, declarou.  

Segundo o secretário Maicon Lemos, esse tipo medicamento está em falta no mercado nacional e a doação chega em boa hora. “Essa parceria é muito importante e vem em um momento de auge da pandemia. Esses medicamentos injetáveis utilizados para a sedação estão em falta no mercado nacional, então essa doação é muito bem-vinda. Agradecemos ao prefeito, a Secretaria de Saúde e a Câmara de Vereadores de Santana da Boa Vista por esses medicamentos, que serão utilizados para os pacientes internados na UTI Covid aqui no nosso município. É um trabalho bastante importante esse, de ajuda, em um momento em que os municípios passam por uma dificuldade bem grande com relação ao abastecimento de medicamentos”, disse.  Ele ainda destacou que o Midazolam é utilizado principalmente no apoio ao processo de intubação e manutenção de vias aéreas através da ventilação mecânica.  

Conforme o prefeito Arilton Freitas, foi constatada a existência do medicamento nos estoques da farmácia do Pronto Atendimento da localidade. Como o município não possui leitos de UTI, foi feita a opção pela doação para Rio Grande, que é referência em saúde para Santana da Boa Vista, assim como para demais municípios da região.  “Observamos que não existia a necessidade de nós termos essa quantidade de sedativo. Acompanhamos, pela imprensa, a falta desse medicamento no mercado e a dificuldade que os municípios estão tendo para adquirir. Nós tomamos a iniciativa, então, de fazer essa doação para Rio Grande, que é para Santana da Boa Vista a referência em Covid. Sendo referência, a responsabilidade é muito maior, além de cuidar dos seus munícipes, Rio Grande tem a responsabilidade de receber pacientes de outros municípios menores. Então a nossa contribuição parte desde o início, desde manter as regras do distanciamento social, de higienização na nossa cidade, para evitar que o aumento do contágio sobrecarregue os municípios de referência”, afirmou. 

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação PMRG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + doze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.