Rio Grande Pode se Tornar Referência no Controle e no Monitoramento de Agrotóxicos

Uma cidade mais humana, sustentável e com qualidade de vida começa no prato. Na qualidade do que é produzido, distribuído e consumido pela população. Assim acredita a Prefeitura Municipal do Rio Grande, que está prestes a encaminhar para o legislativo municipal um projeto de lei que pode mudar para melhor a vida de muita gente.

O Plano Municipal de Controle e Monitoramento de Agrotóxicos é uma proposta inovadora na cidade e visa garantir a qualidade e a segurança do que chega na mesa dos rio-grandinos e rio-grandinas. A proposta busca o incentivo à criação de redes sustentáveis de comercialização e distribuição de alimentos saudáveis no âmbito do município.

A proposta de lei está ancorada em 17 eixos, somando 52 artigos. Destacam-se, na proposta, os territórios livres de agrotóxicos e transgênicos, educação ambiental, rastreabilidade e controle de resíduos em alimentos e água de consumo humano, controle e monitoramento de impacto ambiental, da qualidade do solo e gerenciamento de áreas, bem como o fomento à compra de alimentos sustentáveis.

Na tarde desta sexta-feira (15), o prefeito Alexandre Lindenmeyer apresentou a proposta para mais de 60 entidades na sede do Ministério Público Federal, em Porto Alegre.

“Estamos trabalhando na ideia da produção limpa, da alimentação saudável, sustentável e que leve em conta a saúde e a qualidade de vida das pessoas. É um investimento no ser humano, que será retribuído  a longo prazo. Um investimento na prevenção. Quanto mais saudável for a nossa alimentação, mais saudáveis serão as pessoas e menores serão as filas nas unidades de saúde e nos hospitais”, argumentou o prefeito Alexandre Lindenmeyer.

O projeto será encaminhado para a apreciação dos vereadores e vereadoras nas próximas semanas.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.