Rio Grande contrata novos médicos para Unidades Básicas de Saúde da Família

Na busca por reorganizar o sistema de saúde, suprir a falta de médicos e entregar mais qualidade nos serviços ofertados à comunidade, nesta quinta-feira (13), a Prefeitura do Rio Grande assinou o contrato com o Instituto Brasileiro de Saúde (IBSaúde) para prestação de serviços de gestão humana compartilhada. O documento prevê a contratação de 20 médicos que serão designados para as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) a partir do dia 1 de fevereiro. O valor do contrato é de R$436 mil mensais.

“Estávamos há algum tempo fazendo este esforço para que os postos de saúde ofereçam atendimento médico por 40 horas semanais. Nosso objetivo é qualificar a Estratégia de Saúde da Família para que tenhamos resolutividade nas unidades e qualidade no atendimento à comunidade”, disse o prefeito Fábio Branco.

Para o Prefeito, a assinatura do contrato trará maior organização para o sistema do município. “Há coisas que são mais importantes e temos que atender como prioridade, uma delas é a vida das pessoas. Este não é só mais um contrato. É um contrato que trará melhores serviços em saúde para a população”, afirmou.

No ato de assinatura do documento, a Secretária de Saúde, Zelionara Branco, comentou sobre a mobilização da gestão para realocar médicos nas UBFs. “Todo esforço que temos feito é no sentido de programar uma estrutura que esteja pronta para receber o que vem pela frente. Nesse sentido, o que mais nos mobilizou desde o início da gestão foi a não presença de médicos para atender a demanda da comunidade”, relatou Zelionara.

Segundo a gestora, antes da efetiva contratação dos médicos, a Administração buscou estabelecer parcerias, contratos emergenciais e até mesmo concursos públicos para suprir a necessidade de profissionais. “Infelizmente esta é uma categoria difícil para manter com vínculo empregatício. Por esse motivo, optamos por uma tentativa mais dinâmica com uma organização social, para que ela faça a gestão do recurso humano médico nas nossas UBFs”, explicou.

Os 20 novos médicos serão designados para as unidades de saúde que apresentam maior necessidade. O objetivo é também reduzir a demanda nos demais postos e facilitar o acesso da comunidade ao atendimento. Receberão os novos médicos as UBSFs do BGV I e II, do Cassino, PPV, Profilurb, da Quinta, São João, São Miguel I, Rita Lobato e Santa Tereza.

Além do prefeito Fábio Branco e da secretária de Saúde, Zelionara Branco, também participaram da cerimônia de assinatura do contrato o gestor do IBSaúde, Paulo Borges, o presidente da Câmara da Câmara, Paulo Roldão, e outras autoridades como secretários municipais e vereadores.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Thuanny Cappellari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.