Rio Grande aposta em programa inédito no RS para prevenir o uso de drogas entre jovens

Em uma aula realizada no Salão Nobre da Prefeitura, nesta quinta-feira (2), o município de Rio Grande deu o pontapé inicial em um programa inédito no estado e que pretende garantir a volta por cima na prevenção ao uso de drogas entre adolescentes. É o #TamoJunto 2.0, uma iniciativa criada na Europa e adaptada à realidade brasileira com ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os dois dias de aulas são dirigidos para capacitar 12 professores municipais e oito policiais federais para a execução do programa. A ideia é de que ao final das aulas a turma esteja preparada para atuar na aplicação do Plano de Trabalho do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas da Polícia Federal (GPRED).

O #Tamojunto 2.0 é um programa de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas nas escolas e é uma adaptação do programa europeu de prevenção para jovens em idade escolar, Unplugged (desconectado). Em 2013 o Ministério da Saúde adaptou-o para o conteto brasileiro com a ajuda do escritório brasileiro das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC).

Dentro da escola

Composto por 12 aulas de 45min cada, ministradas para alunos do ensino fundamental II, com idades entre 12 e 14 anos, o #TamoJunto 2.0 prevê, ainda, a realização de três oficinas para os pais e responsáveis.

“A prevenção deve ser feita com base na ciência e o programa instrui o professor como aplicá-la em sala de aula. Vamos levar uma robusta base científica à escola, mostrando que a prevenção funciona e está sendo realizada sem o efeito iatrogênico”, diz o agente da Polícia Federal, professor Oscar Silveira.

Um estudo realizado em 2019 entre a Universidade Federal do Ceará e a Universidade de São Paulo (USP) e cujo resultado foi publicado na revista científica norte-americana Addiction, no ano passado, comprovou que a chance de alunos do 8º ano iniciarem o uso de álcool depois de participarem do programa foi reduzida em 22%. Esta redução chegou a 30% entre os estudantes que assistiram mais aulas do programa.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.