Rio Grande aguarda o recebimento de doses da vacina para iniciar imunização do público infantil

O município do Rio Grande já tem data prevista para iniciar a imunização infantil contra a Covid-19. O anúncio da vacinação simultânea nas cidades do RS, a partir do dia 19 de janeiro, foi feito na segunda-feira (10) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Deverão ser vacinadas crianças de 5 a 11 anos, com e sem comorbidades.

Conforme a secretária de Município da Saúde, Zelionara Branco, para fazer o planejamento das ações da vacinação das crianças, a Secretaria aguarda pela informação sobre o número de doses que receberá do Estado. “Nossa intenção é organizar pontos e horários específicos para vacinação infantil, pois não podemos fazer de modo simultâneo entre adultos e crianças. As doses e procedimentos são diferentes e para evitar problemas a ideia é fazer a separação em ambientes específicos”, comentou a secretária.

Conforme o cronograma de vacinação divulgado pela SES, o primeiro grupo a ser vacinado é o das crianças de 11 anos com e sem comorbidades e assim sucessivamente conforme a faixa etária. A respeito dessa primeira, Zelionara explica, ainda, que a informação do número de doses a serem recebidas também servirá para orientar a disponibilização da vacina em locais estratégicos, se necessário. “Se não recebermos doses suficientes para atender todas as crianças de 11 anos, teremos de ver como distribuir nos diferentes pontos do município”, explicou a gestora.

Enquanto aguardam a chegada do imunizante, as equipes de vacinadores recebem capacitação para atender o público infantil. O treinamento começou na segunda-feira e deve se estender pelos próximos dias.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Richard Furtado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.