Rio Grande adotará câmeras corporais para a Guarda Municipal

Em uma iniciativa inédita no estado, a Prefeitura do Rio Grande começa a adotar câmeras corporais para os agentes da Guarda Municipal. A ideia é de que o uso do equipamento aumente a segurança tanto dos agentes, como das pessoas abordadas durante as ações.

“O equipamento permitirá gravar tudo o que acontece durante a abordagem e esse é um meio de oferecermos não só segurança, mas também transparência para o trabalho realizado pelos agentes”, diz Anderson Castro, secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança. Castro destaca, ainda, que melhorar e ampliar o controle por videomonitoramento é um compromisso assumido desde o início da gestão e o uso de câmeras corporais integra este serviço.

Rio Grande é a cidade gaúcha mais próxima de adotar o sistema. Nesta terça-feira os equipamentos começam a ser testados pelos agentes e a previsão é de que, se tudo correr bem, no final de junho o efetivo de 116 guardas, ocupados no patrulhamento de ruas, deverão usar as câmeras corporais.

Como funciona

Os equipamentos que começam a ser usados pelos guardas riograndinos possuem tecnologia de transmissão online, o que possibilita o acompanhamento das imagens em tempo real através da Central de Vídeomonitoramento. Cada câmera vem equipada com uma bateria com autonomia de 12 horas. Quando a carga esgota todas as imagens são transferidas para software de armazenamento, onde permanecem pelo período de um ano.

“É importante salientar que não é possível o agente alterar ou adulterar as imagens captadas. A princípio a guarda será orientada a ligar a câmera somente nos momentos de abordagem, possibilitando que a Central acompanhe as abordagens, tendo acesso as imagens e ao som do local”, diz o secretário.

Os testes que estão sendo realizados têm como objetivo verificar, principalmente, a qualidade das imagens captadas em diferentes situações, como nos ambientes com pouca luz.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.