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Relatório aponta aumento de 3,09% no custo do cesto básico em Rio Grande no mês de agosto

Comparação do valor foi realizada a partir dos dados do mês de julho

O Centro Integrado de Pesquisas (CIP) do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac) realiza estudos mensais que monitoram o custo do cesto básico na cidade de Rio Grande. No mês de agosto, houve um aumento de 3,09%, passando de R$1035,16 no mês de julho para R$1067,11 em agosto.

Isso significa que o custo de vida das famílias no município de Rio Grande ficou mais caro em R$31,95 para os produtos básicos de alimentação, higiene e de limpeza. De acordo com o relatório, 26 produtos apresentaram aumento de seus preços, 24 apresentaram queda e um manteve seu preço inalterado.

Os produtos que apresentaram maior variação dos preços no mês foram batata inglesa com +27,45%, achocolatado em pó com +27,05%, linguiça fresca embalada com +19,75% e açúcar com +18,21%. Por outro lado, os produtos que tiveram as maiores quedas na variação dos preços foram cebola -37,02%, alvejante -27,65%, alface -23,06% e cenoura -22,30%.

Outra análise importante que é revelada através do comportamento dos preços dos produtos do custo do cesto básico é a contribuição de cada produto no custo do total, ou seja, o peso de cada item consumido que é o resultado da multiplicação do seu respectivo preço pela quantidade total consumida pelas famílias. Assim, os produtos que mais contribuíram para o aumento do custo do cesto básico nesse mês foram carne bovina, batata inglesa, cerveja e açúcar. Por outro lado, no sentido oposto, tivemos os produtos que mais contribuíram para a diminuição do custo do cesto. Foi o caso do pão de 50 gramas, do leite longa vida integral e dos ovos.

Metodologia

O relatório apresenta a análise do custo do cesto básico, composto por 51 produtos divididos nos grupos de alimentação, higiene, limpeza e gás de cozinha, além de cigarro e cerveja. As despesas do cesto básico correspondem, em média, a uma família de três pessoas com uma faixa de renda média de um a 21 salários mínimos.

A metodologia que gerou o cesto básico envolve o comportamento das famílias em relação aos principais itens adquiridos mensalmente. Por isto, mesmo que teoricamente não faça sentido o cigarro e a cerveja serem itens básicos no consumo das famílias, o cesto básico reflete as escolhas tomadas pelas famílias.

→ Relatório agosto/2021

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Foto: Pixabay

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