Quarentena criativa e quitanda virtual são algumas das ações apresentadas pela Secretaria da Cultura

Artistas, artesão e artesãs da cidade também estão buscando alternativas para enfrentar os impactos sociais e econômicos gerados pela atual crise epidemiológica. Em tempos de isolamento social as possibilidades estão na internet. O tradicional projeto Quitanda Cultural ganhou sua versão virtual e a Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Cultura criou a “Quarentena Cultural Criativa”. Se a orientação das autoridades de saúde é para que as pessoas permaneçam em casa, a Quarentena Cultural Criativa proporciona que músicos e outros artistas façam com que sua arte circule pelas redes.

A Quarentena Cultural Criativa é o meio que músicos e outros artistas podem utilizar para fazer circular suas músicas, composições visuais e tantas outras expressões artísticas, com destaque para a necessidade manter o isolamento. Alguns dos vídeos disponíveis na página da Secult incluem o rapper André Dizéro, músico e compositor Luis Mauro Viana, entre outras personalidades da nossa cultura.

O vídeo de Dizéro, que já faz sucesso e circula nas redes, faz menção aos cuidados sanitários, higiênicos e sobre a importância de ficar em casa durante o período de isolamento social. O rapper orientou sua mensagem para a comunidade do bairro Getúlio Vargas, onde acontece o projeto “BGV Rolezinhos”.  Para participar da Quarentena Cultural Criativa, basta o artista enviar seu vídeo para secult.rg@gmail.com

Quitanda itinerante

A Quitanda Cultural tem a finalidade de criar uma feira itinerante. A partir da comercialização de artesanato, realização de sebos, venda de antiguidades e brechós a feira estimula a geração de renda e fortalece os circuitos culturais da cidade. No contexto de pandemia a Quitanda também ganhou a sua versão virtual na página da Secult (Secretaria de Município da Cultura) no Facebook. Neste espaço o público pode encontrar o melhor do artesanato local, através dos contatos e produção dos artesãos e artesãs.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.