Notícias

Projeto Pinípedes do Sul realiza plantio e compostagem com alunos da Escola Ramiz Galvão

A equipe de educação ambiental do Projeto Pinípedes do Sul, patrocinado pela Petrobras, iniciou atividades de compostagem e plantio de alimentos com as nove turmas de ensino fundamental da Escola Ramiz Galvão. Os propósitos das atividades são trabalhar o conceito e a relevância da compostagem, produzir insumos para a merenda escolar através de uma horta orgânica e destinar os resíduos orgânicos para a composteira, que foi construída pela equipe do Projeto no pátio da escola.

As ações iniciaram com aulas sobre a importância da alimentação saudável e consumo de orgânicos, processo de germinação, desenvolvimento dos vegetais e as possibilidades de cultivo de alimentos. Desta forma, os conteúdos teóricos serviram de base para a realização da ações práticas com os estudantes a respeito da compostagem e horta escolar.

De acordo com as técnicas de educação ambiental do Projeto, Kamila Debian e Cecília Pfarrius a construção da composteira na escola auxiliou na redução considerável de resíduos orgânicos que anteriormente seriam destinados ao aterro sanitário e viabilizou a adubagem e o desenvolvimento dos alimentos plantados juntamente com os estudantes na horta escolar. Desta forma, além de ganhos ecológicos, as crianças tiveram a oportunidade de aprender na prática sobre a importância de uma alimentação saudável e sobre a possibilidade de uma destinação responsável dos resíduos.

Compostagem e plantio

A composteira construída na escola é um sistema de reciclagem dos resíduos orgânicos, onde minhocas e microorganismos transformam restos de verduras, legumes e frutas produzidos na merenda escolar em adubo de excelente para ser utilizado na própria horta. As vantagens do desenvolvimento de composteiras são a redução do descarte em aterros e lixões, já que os resíduos orgânicos além de ocupar muito espaço, junto a materiais tóxicos, acaba produzindo efluentes que contaminam solos, lençóis freáticos e a atmosfera, causando sérios danos ambientais. A atividade na Escola vem gerando resultado, já que em cada turno cerca de seis quilos de resíduos orgânicos oriundos da merenda escolar são destinados à composteira.

Como parte das atividades, foram construídos seis canteiros para a criação de uma horta orgânica na Escola. Para o plantio da horta, foram desenvolvidas ações em conjunto com os estudantes e professores da Escola, sendo que a produção dos orgânicos será utilizada para consumo de todos. Até o momento, foram plantadas, com a participação das crianças e orientação das técnicas do Projeto mudas de: couve, rúcula, beterraba, alface, tomate, temperos diversos e chás.

“Ações como essa permitem o envolvimento de toda a escola diante de uma causa importante, que dialoga com os princípios de um ambiente mais saudável e auto sustentável” destacou a técnica de educação ambiental, Kamila Debian.

Sobre o Projeto

O Projeto Pinípedes do Sul, que tem o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, objetiva reduzir as ameaças à conservação das espécies de Pinípedes (o grupo de mamíferos marinhos que inclui as focas, leões e lobos-marinhos) no sul do Brasil. Além disso, o projeto visa aumentar o nível de proteção de duas Unidades de Conservação onde há grande concentração desses animais – Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste (São José do Norte, RS) e Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos (Torres, RS) – e desenvolver atividades de educação ambiental voltadas para comunidades pesqueiras.

Assessoria de Comunicação Projeto Pinípedes do Sul

Foto: Divulgação/NEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.