NotíciasRio Grande

Projeto do Ecoparque dos Molhes receberá incentivo do Governo do RS

O projeto de construção do Ecoparque dos Molhes da Barra receberá incentivo do Governo do Estado. A proposta foi uma das cinco contempladas na segunda etapa do projeto “Iconicidades do Governo do RS”, lançada na manhã desta segunda-feira pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, em Porto Alegre com a presença do prefeito Fábio Branco.

Através do programa o governo estadual destinará R$ 690,7 mil para a contratação de uma empresa responsável pelo projeto executivo do Ecoparque planejado para a área do entorno dos Molhes da Barra. A contratação será feita por concurso público e o prazo para entrega das propostas termina no dia 20 de junho. A partir disso a previsão é de que até o final do ano o projeto esteja concluído.

“O Governo do Estado vai financiar este projeto, que com as nossas condições não teríamos como pagar, e depois vamos atrás de financiamentos para executá-lo. Estamos apostando no futuro e acredito que além de uma das maiores obras de engenharia do mundo, os Molhes da Barra possam ser também vetores de atração de turistas para Rio Grande e toda a região”, diz o prefeito.

O Projeto

Principal responsável pelo pré-projeto e defesa da ideia, o secretário de Meio Ambiente, Pedro Fruet explica que a ideia é transformar a área localizada nos arredores dos Molhes em um parque ecologicamente sustentável dotado de uma infraestrutura de recepção aos turistas capaz de possibilitar a integração total com a natureza, ao mesmo tempo que oferece conforto e segurança aos visitantes. “Tudo será pensado a partir do conceito de arquitetura sustentável, de um projeto sustentável, apto a exploração turística adequada naquele ambiente, que sabemos é muito sensível”, afirma.

A proposta prevê um complexo equipado com banheiros, área de gastronomia, passarelas de observação, espaços para educação ambiental e minimuseu. A proposta prevê, ainda, a integração com a prainha da Barra, que deverá ter sua orla revitalizada e receber um píer para atracação de embarcações de turismo náutico.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.