NotíciasRio Grande

Projeto de hortas e pomares já está em desenvolvimento em sete escolas do município

Com objetivo de implantar e monitorar hortas e pomares das escolas municipais, as Secretarias de Educação (SMED) e de Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC), em Parceria com a Emater-RS/Ascar estão ponde em prática o projeto “Horta na Escola”. A ideia é estimular o respeito pelo meio ambiente e possibilitar que os alunos possam ter contato com a terra e as plantas, além de conhecer de onde vêm os alimentos e a importância de uma alimentação saudável.

Atualmente sete instituições de ensino já aderiram à iniciativa: Escola Eva Mann; Escola Fraternidade; Escola Professora  Luiza Sophia Shmidt; Escola Cipriano Porto Alegre; Escola Olavo Bilac; Escola Renascer e Escola Aurora Ferreira Cadaval.

Para organizar o trabalho, representantes das entidades envolvidas estiveram reunidos para definir as estratégias de acompanhamento. Inicialmente, cada escola participante irá contar com um monitor técnico para auxiliar no cuidado com as plantas.

Assim, nesta semana, três das escolas foram visitadas por equipes SMPAC, que realizou a doação de mudas de árvores frutíferas do Horto Municipal, e da Emater, que auxiliaram com o conhecimento técnico. Outras instituições participantes ainda serão visitadas ao longo desta semana.

“Está sendo muito gratificante compartilhar conhecimentos com educadores e alunos, ensinando desde o plantio até os cuidados com as plantas. Essas ações despertam a educação ambiental nas crianças, que serão os multiplicadores em suas comunidades, por isso a importância de realizar atividades como essas. Além disso, a escola exerce um importante papel como ferramenta didática no fomento às práticas de segurança alimentar e ambiental”, afirmou a extensionista rural da Emater, Viviane Dutra.

A intenção da Prefeitura e dos setores envolvidos é dar continuidade no projeto em 2023, com previsão de expansão de atividades, com realização também de oficinas e palestras.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.