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Projeto de extensão do IFRS leva oficinas tecnológicas aos alunos da rede municipal

O TecnoMaker4.0 é um projeto de extensão executado pelo Campus Rio Grande do IFRS em parceria com a Secretaria da Educação, cujo objetivo é desenvolver competências relacionadas às tecnologias digitais, no contexto da Economia 4.0, por meio de oficinas de programação, robótica e modelagem 3D. O primeiro ciclo presencial contemplou 100 alunos de nove escolas da rede municipal.

O projeto iniciou em 2021 com oficinas online e, neste ano, as oficinas presenciais estão sendo oferecidas a todas as escolas da rede municipal para alunos do 8º ano do ensino fundamental. Segundo a coordenadora do projeto, Raquel Barbosa, as oficinas tiveram uma boa aceitação tanto dos alunos quanto dos pais e a procura foi alta. “Nossas vagas para o próximo semestre já foram todas preenchidas, o retorno foi muito positivo”, diz.

No segundo semestre serão ofertados mais dois ciclos, levando esta oportunidade a mais estudante. A primeira oficina será realizada de 1º de agosto a 30 de setembro, em 11 novas escolas.

Na última semana as turmas participaram das atividades de encerramento e entrega de certificados de conclusão da Oficina TecnoMaker4.0. Os alunos receberam um certificado de conclusão de 40h.

A equipe é formada por colaboradores e estudantes do Instituto Federal e a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal (SMED).

Oficina Mão na Massa

Aprender fazendo, esse é o objetivo do projeto. Os alunos vão desenvolvendo as habilidades através de resoluções de problemas. Cada estudante passa por todas as etapas vivenciando as atividades.

A oficina inicia com atividades desplugadas, que não utilizam computador, mas que desenvolvem o pensamento computacional. O módulo seguinte é focado na programação, os alunos aprendem como é a linguagem de programação, utilizada com uma metodologia em blocos, adaptada para a melhor aprendizagem desta faixa etária.

A segunda parte é o estudo da robótica, onde são conhecidos todos os componentes eletrônicos, a condução de energia e realizam ligações de LEDs. Ao final são trabalhados os conceitos de modelagem e impressões 3D. Os alunos constroem objetos através de um programa, que depois são impressos.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

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