Projeto da FURG disponibiliza aulas de português e literatura de forma online

Ação é focada em estudantes que realizarão provas do Enem

O projeto de extensão “Auxílio Educativo Emergencial Enem” fornece módulos de ensino nas áreas de literatura brasileira, língua estrangeira, língua portuguesa e redação para estudantes que realizarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por meio de vídeos produzidos por alunos do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras), o projeto auxilia estudantes que cursam o terceiro ano do ensino médio, na modalidade convencional ou Ensino de Jovens e Adultos (EJA), de escolas da rede estadual de ensino, bem como estudantes de cursos populares pré-universitários da FURG.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, a docente Luciana Coronel, o ponto inicial ação foi um convite feito pelo ex-aluno Evandro Guimarães. “Fui convidada para participar de uma live com os estudantes dele, sobre as leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS, e a partir disso fiquei pensando nessa ideia, nessa troca que foi muito produtiva”, relembra. O projeto foi constituído a partir da entrada em uma escola e análise da demanda. “Vimos o reconhecimento da troca e nós, como instituição pública mantida pela sociedade, pensamos nessa necessidade dos estudantes em tempos de pandemia”, relata Luciana.

Os materiais serão transmitidos aos domingos na FURG FM 106,7, na faixa das 13h.

Multiplicação do conhecimento

Juntamente com Leticia Ponso, também docente do PPGLetras, foram definidas ações iniciais para multiplicação do projeto em Rio Grande. Assim, foram convidados alunos do PPG em Letras que eram professores da rede estadual no município para que pudessem fazer o contato entre as escolas e os voluntários.

De acordo com Luciana, a ideia sempre foi voltada para que cada voluntário falasse sobre o seu tema de pesquisa e seus objetos, em forma de vídeos gravados em suas próprias casas, para respeitar o isolamento social recomendado para não-propagação da Covid-19.

Os vídeos são produzidos em módulos de ensino individuais, identificados com as áreas da língua portuguesa e estrangeira, bem como literatura e orientações para redação. Com até 15 minutos de duração, são disponibilizados para as 13 escolas e cursos pré-universitários, fornecendo recursos de forma acessível aos estudantes.

São realizados plantões semanais online para que os estudantes possam resolver dúvidas e questionamentos sobre o conteúdo.

Voluntários

Além das coordenadoras Luciana e Leticia, todo material e atuação é construído e realizado por voluntários do projeto. As alunas Hibrahima Oliveira (doutoranda) e Clarissa Rosa (mestranda), e o ex-aluno Alberto Melo foram os responsáveis pela indicação das escolas atendidas pelo projeto.

Atualmente, participam do projeto de extensão “Auxílio Educativo Emergencial Enem” os estudantes Gabriel Rodrigues, Juliana da Fonseca e Lisiane Danieli (doutorandos), Amanda Silveira, Ariel de Souza, Giulia Guadagnini, Pierre Machado, Rosane Troina, Matheus de Lima e Zari Morais (mestrandos), e Jefferson Nauderer, Jesse Garcia, Jessica Souza, Monique da Glória, Sara da Silva, Tayziane de Freitas (graduandos em Letras).

Também atuam como voluntários as professoras do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (Paiets) da FURG, Suaidy Bordulis e Fabiane Fonseca.

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Foto: Divulgação FURG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.