Programação do Março Lilás discutirá as várias faces da violência contras as mulheres

Com uma extensa programação, o Março Lilás 2018 inicia hoje (1º).

Nesta edição o tema proposto, e aceito pelo Movimento de Mulheres do Rio Grande, foi “As várias faces das violências contra as mulheres”. O Março Lilás é uma ação da Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, e conta com as parcerias da Universidade Federal do Rio Grande, Partage Shopping e Acorrg.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Maria de Lourdes Lose, explica que a ideia é trazer luz às várias formas em que a violência contra a mulher se manifesta na sociedade. “O nosso objetivo é abrir um debate importante na nossa sociedade tornando público o que, por vezes, passa despercebido na vida das mulheres, como a violência obstétrica, por exemplo”, apontou Maria.

Diversas secretarias municipais compõem a programação da Campanha, cujo calendário deste ano foi construído por meio de um Comitê Intersecretarias. O calendário completo do mês de março pode ser conferido no final do texto.

Na programação do dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, haverá uma tarde intensa de ações em diversos pontos da cidade, entre elas estão: lançamento do livro “Histórias de Maria: infância”, apresentação do projeto “Escolas Promotoras da Igualdade de Gênero exposição de trabalhos das escolas, VI Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero e exposições fotográficas na Sala Multiuso e no Centro Municipal de Cultura e oficinas no CRAS Cidade de Águeda.

No mesmo dia, a partir das 14h, na Praça Tamandaré o Conselho Municipal de Direitos da Mulher (COMDIM) e Movimentos Sociais promovem a ação #OcupaAPraça. No local haverá uma tribuna para livre manifestação das pessoas que circulam pela praça, além de tendas com rodas de conversas abordando assuntos relacionados às mulheres.

No dia 13 de março o Março Lilás promove uma roda de conversa com a psicóloga Dagmar Prado sobre “Violências sofridas pelas mulheres”, às 8h30, no Centro Pop. No dia 16 de março outra palestra com a psicóloga Lucilene Motta, no CRAS da Hidráulica, abordará a temática da Campanha.

No dia 19 de março o projeto “Biografias do Trauma” realizará uma mesa de debates sobre a violência obstétrica contra a mulher gestante, apresentando dados e números levantados no Município.  O evento é aberto a toda a comunidade e inicia às 17h, no Salão Nobre da Prefeitura.

O Março Lilás ocorre desde a primeira gestão do prefeito Alexandre Lindenmeyer e visa um outro olhar para a pauta das mulheres. “Para nós, mulheres, o 8 de março é um dia de luta, que remonta a história de todas as mulheres que marcaram e, ainda marcam, a nossa história”, destacou Maria.

Programação_Março_Lilás 2018

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto/Arte: Giovani Sequeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.