Prefeitura transforma em recanto antigo depósito de rações da Praça Tamandaré

A Prefeitura recuperou e transformou em recanto uma área localizada dentro da Praça Tamandaré, que desde a década de 80 servia como depósito de rações para animais. O espaço, que está situado entre o “paradão” da Rua General Neto e um dos lagos que compõem o complexo da praça, próximo à Casa do Artesanato, será entregue à comunidade neste sábado, 06 de julho, às 14h, durante cerimônia organizada pela municipalidade.

A Secretaria de Controle e Serviços Urbanos de Rio Grande (SMCSU), que está trabalhando a revitalização de toda a Tamandaré, vinha trabalhando o projeto específico de concepção desse espaço há cerca de 10 meses. O projeto paisagístico incluiu a revitalização de todo o piso, a construção de um caminho/circuito de pedras, a colocação de grama, balanços, namoradeiras e floreiras. As secretarias de Infraestrutura (SMI) e de Desenvolvimento Primário (SMDP) foram unidades apoiadoras nos serviços desenvolvidos para a revitalização.

Desde que os animais que habitavam a praça foram retirados e enviados para lugares adequados – em consonância com a política municipal de defesa dos animais – o local que antes servia para o armazenamento de comida passou a ser utilizado como ponto de usuários de drogas e até mesmo como esconderijo para furtos e roubos.

O secretário de Serviços Urbanos explica que a recuperação oportunizará uma nova área de convívio à população. “Com a revitalização a comunidade terá mais uma opção de área de lazer à sua disposição. É um espaço completamente remodelado pela municipalidade, e parceiros, e que será devolvido para a população”, disse Dirceu Lopes.

Durante a entrega do espaço, uma ação transversal com a Secretaria de Município da Cultura (SeCult) levará para o entorno do recanto projetos culturais da administração municipal de valorização de espaços públicos, como o “Banda na Praça” e o “Quitanda Cultural”. A Banda Rossini também está confirmada durante a abertura do espaço. As apresentações ocorrerão em um palco montado no local, cuja estrutura será construída sobre o lago, permitindo uma vista panorâmica a quem passar pela praça.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Fotos: Marcos Jatahy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.