Prefeitura prepara Mês de Conscientização do Espectro Autista e divulga formulário para identificação precoce do Autismo

Ao longo do mês de abril, a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Saúde, irá promover o Mês de Conscientização sobre o Espectro Autista. A ação é alusiva ao Dia 02 de Abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, estabelecido em 2007 pela Organização das Nações Unidas.  Por isso, no período serão realizadas lives especiais onde serão abordados assuntos referentes ao tema, como a respeito do tratamento, da legislação, e das condições de atendimento no nosso município. Também como parte da programação, o município está realizando o lançamento da Escala M-chat, um formulário desenvolvido por psicólogas americanas e utilizado internacionalmente com o objetivo de auxiliar na identificação precoce do Autismo. O arquivo já disponível AQUI.

Nele são apresentadas 23 questões, que devem ser respondidas por pais ou responsáveis de crianças entre 16 e 30 meses. As perguntas são sobre o comportamento observado na criança.  Segundo Emanuele Aguirre, servidora do Centro Atenção Psicossocial Infanto Juvenil e membra do Programa Saúde do Deficiente, as informações coletadas pela Escala M-chat serão utilizadas para a criação de um banco de dados, com a intenção de identificar o número de crianças em Rio Grande com Espectro Autista ou suspeita. “Esse questionário é apenas uma das ferramentas para detecção do transtorno, mas também pode ser usada para detectar outras deficiências no desenvolvimento da criança. Penso que é de suma importância a implantação deste para que se possa criar estratégias para uma intervenção de forma precoce nessas crianças”, afirmou. Sobre a importância de um mês com atividades voltadas para o debate do tema, Emanuele acrescentou que “é um transtorno complexo e de difícil diagnóstico” e que “é necessário falar mais sobre o assunto, o que é, como acontece, como tratar, e sobre o direito dessas pessoas”. 

Conforme explicou a secretária de Saúde, Zelionara Branco, a proposta irá fornecer dados que serão utilizados para qualificar o atendimento disponibilizado a esse público. “O objetivo é fazer a identificação precoce e a partir daí desenhar uma ação para atender esse público, poder orientar melhor as famílias, preparar os profissionais e o serviço de saúde para trabalhar com a questão do Autismo”, destacou. Ela ainda acrescentou que a Prefeitura está disponibilizando seus canais para a realização das atividades online do Mês de Conscientização sobre o Espectro Autista, como forma de incentivar o debate junto à comunidade rio-grandina.  

A programação do Mês de Conscientização sobre o Espectro Autista ainda está sendo organizada e será divulgada em breve.  

EMEE Maria Lucia Luzzardi promove “Segundas da Luzzardi”

Durante o mês de abril, a Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi desenvolverá o Projeto “Segundas da Luzzardi”, que consiste em uma programação de lives realizadas às segundas-feiras, com o intuito de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Escola, assim como oferecer maior conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. 

A primeira live ocorrerá hoje( 05), às 20h, através do YouTube e abordará o tema “Importância das Oficinas Pedagógicas no contexto do ensino não presencial”. De acordo com  EMEE Maria Lucia Luzzardi, o link para participar da live será disponibilizado na página da Escola no Facebook (https://www.facebook.com/profile.php?id=100011626124282).

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.