Notícias

Prefeitura inaugura novo equipamento público de atendimento na área de Saúde Mental

Na manhã desta quarta-feira (28), a Prefeitura do Rio Grande, por meio do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, realizou ato de inauguração do espaço que irá receber o Serviço Residencial Terapêutico (SRT). A casa, localizada na Rua Gomes Freire, 747, passará a atender nos próximos dias pacientes portadores de transtorno mentais não transitórios, principalmente casos de esquizofrenia, e que estão em situação de vulnerabilidade social. O Serviço Residencial Terapêutico irá disponibilizar atendimento 24h para os pacientes, por meio de acompanhamento contínuo, que neste primeiro momento será realizado por educadores sociais e técnicos de enfermagem. A equipe do SRT também será composta por enfermeira, assistente social e psicóloga. Todos os outros serviços serão realizados no CAPS Conviver, como atendimento médico, oficina terapêutica e pet terapia.

Os SRTs são classificados em dois modelos, que se diferenciam pela capacidade de moradores que poderão ser atendidos. Em Rio Grande, o local será do Tipo 2, com capacidade para até 10 pacientes. As vagas disponibilizadas já foram preenchidas a partir de encaminhamento do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Conviver, após análise do perfil dos pacientes por uma equipe multiprofissional, que recomendou a permanência na casa com o atendimento disponível de maneira constante. Segundo informações do núcleo de Saúde Mental, grande parte dos pacientes já estiverem internados em hospitais psiquiátricos por longos períodos, não possuem suporte familiar e estão em vulnerabilidade social, sendo necessário a atendimento através do SRT. Os novos moradores deverão ser recebidos em sua nova casa na próxima sexta-feira(30).

De acordo com a dirigente do Núcleo de Saúde Mental, Robini Duarte, existe uma demanda muito grande em nossa cidade para abrigamentos, e o SRT irá auxiliar neste trabalho, oferecendo um local com ambiente acolhedor e que possa ser visto pelos pacientes como sua casa. “É um ambiente de uma casa. Cada um terá a sua cama, a sua colchinha, o seu armário. Vão ter rotinas de uma casa, buscando que se torne o mais parecido possível com um lar para eles. Não é um local hospitalar, mas sim um espaço acolhedor, para que os pacientes possam interagir com a sociedade, ter mais autonomia e, assim, uma maior qualidade de vida”, destacou.

Durante a inauguração, o prefeito Alexandre Lindenmeyer agradeceu a toda a equipe que de alguma forma participou do processo para a instalação do serviço, que irá oferecer espaço acolhedor para um atendimento humanizado. “Cada detalhe teve o cuidado para que as pessoas façam desses espaço a sua casa. Agradeço a todos que atuaram nesse projeto, por todas as horas de trabalho dedicadas. Também quero agradecer a secretaria de Saúde, que foram incansáveis neste que já é um assunto antigo. E ele se torna realidade em um momento em que podemos observar em nosso país um período de desconstrução nas políticas públicas na área da saúde, da assistência social e até mesmo da educação. E estamos aqui inaugurando esse equipamento que vai servir a comunidade, que precisa e que por vezes não tem onde morar”, declarou.

Para o secretário de Saúde, Maicon Lemos, a casa terá significativa importância para os serviços de atendimento a saúde mental de nossa cidade. “O SRT compõe o Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Saúde. Um espaço inclusivo e acolhedor para os pacientes egressos de instituições de saúde mental e que precisam de cuidados nas 24 horas do dia. Hoje na região sul do estado só existem dois locais como este, um em Pelotas e agora esse que estamos inaugurando. Será um ganho imenso para o município do Rio Grande, pois sem dúvida nenhuma dará maior suporte para os pacientes de saúde mental, 24h por dia”, frisou.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.